Nos dias 29 e 30 de setembro, a antiga Casa da Cadeia será o cenário de 10 sessões de artesanato tradicional ao vivo, promovidas pelo Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Amarante. A iniciativa decorre no âmbito da comemoração das Jornadas Europeias do Património 2023.
Em comunicado, a autarquia explica que cada sessão será dedicada a um dos labores tradicionais (lanifícios, cerâmica, tecelagem e instrumentos musicais). Dez 10 artesãos de diferentes ofícios vão partilhar o percurso nesta arte e realizar uma demonstração ao vivo.
Na sexta-feira, dia 29, serão realizadas duas sessões em simultâneo, para o público infanto-juvenil, dos seis aos 18 anos, às 09h30, 10h45, 14h00 e 15h15. A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória. No sábado, dia 30, realizam-se duas sessões para o público em geral, com início às 9h30. A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória.
Subordinada ao tema "Património Vivo", as Jornadas Europeias do Património 2023 pretendem divulgar e promover a partilha de práticas, lugares e objetos de relevante valor patrimonial, transmitidos de geração em geração e que, ao longo dos tempos, se vão adaptando, mas continuam a integrar as vivências das comunidades.