sofa lixo rua
Publicidade

O município de Amarante está a promover a campanha “Não abandone monos na via pública”, com o objetivo de “acabar com o abandono de resíduos volumosos”.

O comunicado do município explica que os resíduos “vulgarmente designados por monos são colchões, mobílias ou grandes eletrodomésticos”.

A campanha pretende “sensibilizar a comunidade e erradicar os pontos de insalubridade que em nada dignificam o concelho, com monos abandonados discriminadamente na via pública”, explica nota de imprensa..

não abandone monos na via pública

O serviço é gratuito mediante agendamento, sendo que é realizado um “circuito diário de recolha de monos que pode ser consultado no site do município e nas juntas de freguesia”.

Para terminar, o município esclarece que “não é permitido colocar resíduos volumosos nos contentores destinados a resíduos urbanos, nas vias e outros espaços públicos, exceto quando acordado e autorizado pela entidade gestora. A inobservância das regras de deposição indiferenciada dos resíduos, previstas no artigo 21.º do regulamento, constitui contraordenação, punível com coima de 250 a 1500 euros, no caso de pessoas singulares, e de 1250 a 22.000 euros, no caso de pessoas coletivas”.