O Município de Amarante e a Galeria MUSO convidam artistas plásticos a prestar homenagem a Teixeira de Pascoaes com a exposição “MUSE”. 

“Cria uma obra de arte inspirada num dos poemas de Teixeira de Pascoaes” é um convite a artistas contemporâneos, nacionais e internacionais para homenagear o poeta. “Cada participante deverá escolher de um a cinco poemas, entre os 30 selecionados como ponto de partida para os trabalhos artísticos, e poderá apresentar até cinco trabalhos a concurso. A técnica utilizada na criação dos trabalhos é limitada a formatos que possam ser expostos em parede, tais como pintura, desenho ou fotografia, excluindo-se esculturas, instalações ou trabalhos digitais não impressos”, explica o município na página oficial de Facebook.

O júri é composto pelos artistas plásticos Amber Rose, Pedro Maia, Wiola Stankiewicz e Zuzanna Hope; pelo professor universitário especialista em Teixeira de Pascoaes, António Cândido Franco, e em representação do Departamento de Cultura do Município de Amarante, Aida Guerra, fará a seleção dos trabalhos entre 29 de agosto e 11 de setembro.

As peças escolhidas serão expostas dia 5 de novembro na sala de exposições temporárias do MMASC e a mostra poderá ser visitada até 26 de fevereiro. “Será ainda publicado um catálogo da mostra onde figuram todos os trabalhos, dos respetivos poemas que serão traduzidos para inglês pela primeira vez”.

Este projeto tem como parceiros a Universidade do Porto, através da Faculdade de Belas Artes do Porto, e a Galeria MUSO.

As propostas devem ser submetidas entre 20 de julho até 28 de agosto