A Câmara Municipal de Amarante,  para assinalar o Dia Internacional de Monumentos e Sítios, vai promover duas atividades dirigidas ao público infanto-juvenil e aos agentes turísticos e culturais que atuam no território rural do concelho, nos domínios do património cultural edificado, móvel, arqueológico e imaterial, com o objetivo de ir ao encontro do tema deste ano: “Património e Clima”.

A primeira iniciativa, “SAB’ARTE’ – O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios… ‘docinhos'”, realiza-se este sábado, 16 de abril, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC). “Entre as 10h00 e as 11h30, crianças com idades compreendidas entre os seis e os 12 anos vão fazer uma visita guiada e observar as representações de paisagens e ambientes quotidianos nas obras de Amadeo de Souza-Cardoso e, no final, reúnem-se na sala do projeto educativo para uma criação livre sob o tema da Páscoa. Pelo Claustro do Museu vão ser escondidos ovos e, através de pistas, as crianças são convidadas a participar numa caça aos ovos”, foi explicado, em comunicado.

Na terça-feira, dia 19 de abril, realiza-se a segunda atividade do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Tendo como mote “Roteiro: paisagens e ambientes rurais – um legado a preservar e a divulgar”, esta iniciativa leva “os participantes a visitarem aldeias de Amarante, como Canadelo, Aboadela, Ovelhinha e Candemil, onde serão apresentadas as suas particularidades e curiosidades com enfoque na relação Homem/Meio-Ambiente”.

De acordo com a autarquia “esta atividade pretende consciencializar para a dimensão do concelho, para a sua diversidade e riqueza, e promover o território estreitando relações com os agentes dinamizadores do turismo, com vista a um desenvolvimento económico sustentável”.