O município de Amarante vai voltar a associar-se à iniciativa “Hora do Planeta 2022”, no sábado, dia 26 de março.

A iniciativa vai decorrer entre as 20h30 e as 21h30 e consiste em desligar as luzes, neste caso, do edifício dos Paços do Concelho, na Praça da República/ponte de São Gonçalo, a iluminação pública da Rua 5 de Outubro (Amarante), e no Largo Carlos Freitas (junto à biblioteca de Vila Meã). Os amarantinos são também convidados a desligar as luzes neste período.

A campanha é da organização global de conservação de natureza ANP|WWF e o tema deste ano é Restauro da Natureza.

No âmbito desta iniciativa e do conceito “Liga-te ao Planeta”, o município “compromete-se ainda a reabilitar linhas de água, promover a plantação de espécies melíferas, e realizar de ações para promoção da biodiversidade, ao longo de 2022”, informa um comunicado da autarquia.

A “Hora do Planeta” é um movimento global que une milhões de pessoas em todo o mundo para mostrarem o seu compromisso com o planeta. Esta iniciativa nasceu em 2007, em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de duas mil empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição contra as alterações climáticas.

A “Hora do Planeta” tornou-se “um movimento de sustentabilidade global com mais de 3,5 mil milhões de pessoas, em 192 países e territórios, a mostrarem o seu apoio a esta causa ao desligarem simbolicamente as suas luzes”.