O município de Amarante, representado pelo vice-presidente Jorge Ricardo, assinou esta terça-feira, dia 28 de março, um acordo de cooperação no seguimento da transferência de competências no domínio da Ação Social para as autarquias.
O acordo de cooperação estabelece os princípios da "subsidiariedade, da descentralização administrativa e da autonomia com o Centro Social e Paroquial do Divino Salvador de Real, representado por Massimiliano Arrigo, e O Bem-Estar – Associação de Solidariedade Social de Gondar, por António Bastos Teixeira", explica a autarquia em nota de imprensa.
Ambas as entidades mencionadas asseguram o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social e o acompanhamento da componente de inserção aos beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI), possuindo "conhecimento neste domínio e assegurando um atendimento social integrado e eficaz".

Desde 2005, o Centro Social e Paroquial do Divino Salvador de Real e O Bem-Estar – Associação de Solidariedade Social de Gondar gerem uma equipa técnica afeta ao Protocolo RSI, reunindo "a experiência e a qualidade técnica enquanto premissas para a celebração dos presentes acordos de cooperação, sendo ainda dotadas dos conhecimentos e competências essenciais para a operacionalização do SAAS", acrescenta o município.
Na cerimónia, que decorreu no Salão Nobre, estiveram ainda presentes a diretora adjunta do Centro Distrital da Segurança Social do Porto, Rosário Loureiro, e os representantes dos parceiros da Rede Social de Amarante.