O município de Amarante realizou este sábado, dia 29 de outubro, a evocação do conselheiro António Cândido, por ocasião do centenário da sua morte, numa cerimónia que decorreu no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso e que foi presidida pelo presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.
O presidente da Câmara de Amarante, José Luís Gaspar, o presidente da Assembleia Municipal, Pedro Cunha, e Augusto Santos Silva colocaram uma coroa de flores junto da estátua do político, académico e intelectual, no Largo Conselheiro António Cândido (Arquinho).
António Cândido, de Candemil (Amarante), foi lembrado por José Luís Gaspar como “um homem brilhante e eloquente orador (no sentido clássico); um ilustre parlamentar da monarquia constitucional, governante e magistrado de pensamento livre, esclarecido e avançado para o seu tempo e cujas teses mantêm eco no pensamento político da atualidade”.
Em junho de 2023, vai decorrer em Amarante a conferência sobre o tema “A questão eleitoral portuguesa e António Cândido”.