protocolo amarante 3
Publicidade

A Câmara Municipal de Amarante estabeleceu um protocolo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses, no qual as duas instituições se comprometem a sensibilizar para a importância da intervenção dos psicólogos no concelho, colaborar na promoção da literacia em saúde psicológica e bem estar da população e organizar eventos conjuntos.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, explicou que “este protocolo vem reforçar a atenção com a saúde mental dos nossos munícipes, assim como ajudar a desmistificar os preconceitos associados. Simultaneamente, continuamos a trabalhar na capacitação da nossa equipa técnica como forma de garantir a resposta eficiente à comunidade, investindo nas competências e nos recursos transversais”.

protocolo amarante

‘Promoção Literacia em Saúde Psicológica e Bem-Estar’ foi assinado nos Paços do Concelho, na presença da vereadora com o pelouro da Saúde, Ana Reis, e do presidente da Assembleia Geral da Delegação Regional do Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Jorge Pereira. A assinatura foi feita pelo vogal da Direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Daniel Teixeira Coelho, e pelo presidente da Delegação Regional do Norte da OPP, Eduardo Carqueja, que sublinhou a importância deste compromisso, elogiando o serviço prestado pela Câmara de Amarante: “trabalhar em rede é o caminho e Amarante é disso um bom exemplo. A nossa missão é o bem-estar das populações, sendo que a prevenção é a chave para combater os números elevados de problemas psicológicos e doença mental”.

Este protocolo de colaboração vai complementar e reforçar os objetivos já estabelecidos pela Câmara Municipal de Amarante com vista à promoção do bem-estar e da saúde psicológica dos munícipes e colaboradores. Nomeadamente através da Resposta de Apoio Psicológico (RAP), dirigidas a crianças, jovens e adultos, no: Gabinete 100 Porquês e Gabinete de Apoio Psicológico para Adultos; Resposta de Intervenção em Crise; Gabinete Bem-me-Quer Gabinete de Informação e Apoio a Vítimas de Violência Doméstica); Projeto Tu (IN)Portas (Projeto de Prevenção e Avaliação dos Riscos Psicossocias); Consulta Descentralizada de Amarante do Centro de Resposta Integrada Porto Central; Cuidar de Quem Cuida; Aproximidade; e Campanha Amarante de Igual para Igual.

protocolo amarante 2