O Município de Amarante, em protocolo com a Ordem dos Veterinários, vai atribuir um cheque veterinário destinado à esterilização de cães e gatos de companhia. As candidaturas já se encontram a decorrer.
Este programa é gratuito e destinado a residentes no concelho. O apoio é limitado a dois animais por agregado familiar e ao animais que cumpram as normas de atribuição do cheque veterinário como, por exemplo, possuírem identificação eletrónica e vacinação antirrábica.
A Câmara Municipal de Amarante relembra que "a não vacinação antirrábica e falta de identificação do seu animal são contraordenações puníveis com coima".
Neste sentido, se o cão tiver mais de três meses e não possuir identificação eletrónica ou vacinação antirrábica, deve dirigir-se ao Canil Municipal de Amarante (segundas e quartas-feiras, entre as 14h00 e as 16h00), mediante agendamento prévio (914108221). O custo é de 13,50 euros (10 euros pela vacinação antirrábica, válida por um período de três anos; 1 euro pela emissão do Boletim Sanitário, quando necessário; 2,50 euros pelo registo no SIAC – Sistema de Informação de Animais de Companhia; e colocação do chip, que só pode ocorrer se o mesmo animal for também vacinado contra a raiva).
Os interessados podem candidatar-se ao cheque veterinário preenchendo o formulário on-line ou nas instalações do Balcão de Atendimento da Casa da Portela.
A atribuição dos apoios estará limitada à disponibilidade orçamental do Município de Amarante, no valor de dez mil euros.