No Dia Mundial da Atividade Física, 6 de abril, o Município de Paredes vai apresentar o projeto piloto 2.0 da Direção Geral de Saúde (DGS) do Programa de Promoção da Atividade Física do ACES e da Consulta de Atividade Física, no Pavilhão Multiusos de Paredes e no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo.

O Município explica que o projeto “é direcionado a todos os utentes com problemas mentais e com diabetes” que poderão usufruir de consultas de promoção para a prática de atividade física na USF de Baltar.

O evento tem início pelas 10h00 e pretende “estimular a prática regular de exercício e da atividade física”, mas também “melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, diminuir o número de pessoas sedentárias no concelho e incentivar a população a adotar um estilo de vida mais saudável e feliz”, sublinha.

Em simultâneo, o município vai dinamizar um conjunto de atividades, entre elas um Torneio de Boccia, uma aula de exercício físico do programa “Mais Vida Ativa”, um Cordão Humano pela Paz, uma vez que também se celebra o Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e Paz, workshops e uma caminhada GeoPard. No Pavilhão Rota dos Móveis irá decorrer uma aula de Yourfit Body e uma aula de YourFit Pulse.

A iniciativa contará com a presença dos vereadores dos municípios aderentes, Renato Almeida e Paulo Silva, Vereadores da Câmara de Paredes, Liliana Vieira, Vereadora da Câmara de Castelo de Paiva e Pedro Cepeda, Vereador da Câmara de Penafiel. Fernando Malheiro, Diretor Executivo do ACES Tâmega II Vale do Sousa Sul, estará também presente.

Programa:

Pavilhão Multiusos de Paredes

10h00 – Sessão de apresentação: Consulta de Atividade física Piloto do Serviço Nacional de Saúde

10h00 – Torneio de Boccia “Programa Mais Vida Ativa” – Juntas de Freguesia

11h00 – Aula de Atividade Física “Programa Mais Vida Ativa”

14h30 – Torneio de Boccia “Programa Mais Vida Ativa” – IPSS’S do Concelho

14h30 – Workshop “Eu Sou Desporto: +ativo +saudável + feliz”

15h30 – Workshop “Eu Sou Desporto: +Envelhecimento ativo e saudável”

15h30 – Aula de Atividade Física “Programa Mais Vida Ativa”

Centro de Marcha e Corrida de Paredes

19h00 – Caminhada GeoPard (em caso de condições meteorológicas desfavoráveis a caminhada será substituída por aula de dança no Pavilhão multiusos de Paredes)

Pavilhão Rota dos Móveis, Lordelo

Programa +Vida Ativa

20h30 – Aula de Yourfit Body

21h15 – Lançamento da nova Aula de Yourfit Pulse