O Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais está a realizar por todo o país sessões de esclarecimento. Esta terça-feira, dia 28 de junho, Vila Nova de Famalicão vai receber a segunda destas sessões.
O evento conta com o apoio da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) e do Instituto da Segurança Social e vai decorrer a partir das 09h10, no Auditório da Casa do Território, em Vila Nova de Famalicão.
A sessão tem como objetivo "colmatar as dificuldades sentidas pelos cuidadores ao nível da compreensão e acesso à informação e enquadra-se num evento organizado pelo município de Vila Nova de Famalicão, aberto a todos os cuidadores informais, profissionais de saúde, farmacêuticos, assistentes sociais, não necessitando de inscrição prévia", informa um comunicado.
O dia vai contar com um workshop sobre violência nas pessoas idosas, bem como com o esclarecimento sobre o que é o Estatuto do Cuidador Informal, como aceder ao Estatuto, quais os direitos do Cuidador e quais as entidades que podem dar apoio ao cuidador e à pessoa cuidada. Vai ser ainda feita uma apresentação do Cuidar Maior e da sua nova aplicação para cuidadores. O evento pretende ainda "construir pontes entre disciplinas e condições para abordar as necessidades não satisfeitas dos cuidadores e trabalhar em conjunto para as tentar satisfazer".
O Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais é composto por dezenas de associações de doentes e tem o apoio da Merck.
