Motores

Rali Terras d'Aboboreira percorre troços míticos da região

José Rocha

29-04-2021

Pilotos da primeira prova do nacional de ralis percorrem troços em Amarante, Baião e Marco de Canaveses.

Nuno_Dias

O Rali Terras d’Aboboreira percorre na próxima sexta-feira e sábado, 30 de abril e 1 de maio, alguns dos percursos míticos da nossa região, contando com pilotos a competir no Campeonato de Portugal de Ralis, Campeonato Júnior de Portugal de Ralis, Taça de Portugal de Ralis RC2N, Peugeot Rally Cup Ibérica e ainda pilotos do Campeonato Norte de Ralis.

Logo pela manhã de sexta-feira, 30 de abril, os pilotos do Campeonato de Portugal de Ralis arrancam do parque de assistência da Metalocardoso, em Amarante, e dirigem-se à especial de teste ‘Shakedown’, localizada na freguesia de Vila Boa de Quires e Maureles, em Marco de Canaveses.

Já da parte da tarde, iniciam as especiais oficiais com uma dupla passagem pela especial “Amarante Natureza Criativa”, a iniciar em Olo, com uma extensão de 13,83 km e com horários previstos para o primeiro concorrente para as 15h50 e as 17h35, regressando de novo ao parque de assistência.

Já no sábado, 1 de maio, os pilotos do ‘Nacional’ vão percorrer os troços da especial “Marão”, numa extensão de 10,08 km e com horários de passagem definidos para o primeiro concorrente para as 10h05 e as 12h45. Pelo meio, vão percorrer a especial “Baião Vida Natural”, a maior do rali, com 19,17 km, em plena serra da Aboboreira, e com horário previsto para as 11h00 de sábado. Após o reagrupamento em Amarante, os pilotos regressam à serra da Aboboreira para percorrer as especiais 6 e 7, num percurso que inicia em Tolões e termina na Folhada, em Marco de Canaveses, numa extensão de 16,94km. Este percurso utilizará a primeira parte do percurso da especial “Baião” e tem o horário de passagem definido para as 15h40 e as 18h20. Entre as duas especiais “Aboboreira”, os pilotos passarão pelo Largo da Feira, em Marco de Canaveses, onde farão um reagrupamento, seguindo depois em direção ao parque fechado em Amarante.

A cerimónia do pódio está prevista para o Parque Ribeirinho de Amarante, 30 minutos após a chegada do primeiro concorrente.

Campeonato Norte de Ralis percorre 4 Especiais

O Rali Terras d’Aboboreira contará ainda para o Campeonato Norte de Ralis, cujos pilotos percorrerão quatro das classificativas da prova, cinco minutos após a passagem do último concorrente do nacional.

Assim, no sábado, as máquinas deste campeonato percorrerão as especiais Marão 1, Baião Vida Natural, Marão 2, terminando com uma única passagem pela especial Aboboreira, seguindo depois para o parque fechado, em Amarante.