O Motor Clube do Marco realizou no dia 22 de setembro, o seu ‘Raid 4×4 100 Caminhos’, um passeio turístico que depois dos incêndios no concelho se acabou por tornar num evento solidário de apoio aos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses.
Os incêndios que afetaram o concelho forçaram o clube a repensar a realização deste evento que “depois de uma análise cuidadosa, decidimos manter de pé”, avançou a organização do evento.
Daniel Pinto, presidente do Motor Clube do Marco, explicou: “nós tínhamos esta data marcada há já algum tempo, mas depois desta semana de incêndios acabamos por ter de pensar se o íamos fazer ou não”. Contudo, depois da extinção dos incêndios e de uma previsão meteorológica favorável, o clube decidiu avançar com a realização do passeio tornando-o “num evento solidário a favor dos bombeiros”.
A direção do Motor Clube decidiu que “o valor angariado do passeio seria encaminhado para os bombeiros como donativo”, acrescentou o presidente do clube, o que já acontecu com a entrega de um donativo de mil euros.
Os participantes deste raid contaram com a presença de uma equipa de bombeiros “que esteve connosco de manhã a recolher assinaturas para sócios”. Uma iniciativa onde os bombeiros apelaram para que as pessoas se tornassem sócias. “Várias pessoas tornaram-se sócias dos bombeiros e mesmo pessoas de fora que ficaram sensibilizadas e disseram que também iriam tornar-se sócios dos bombeiros da terra deles”.
O ‘Raid 4×4 100 Caminhos’ realizou-se ao longo de um domingo num percurso por várias zonas de floresta e serras “onde as pessoas em vez de ver paisagens verdes viram paisagens queimadas o que acabou por sensibilizar todos os participantes”.
O responsável do evento admite que “não era bem isso que nós queríamos para um passeio de domingo mas foi uma forma também de sensibilizar as pessoas para este flagelo dos incêndios”. O Motor Clube do Marco acrescenta que esta atividade sensibilizou “sobretudo as crianças que se sentiram sensíveis ao ver as terras todas queimadas, sem animais, e zonas que ainda largavam algum fumo”. Uma experiência que segundo Daniel Pinto, ajuda a sensibilizar ainda mais as crianças do concelho quanto às consequências dos incêndios que “prejudicam bastante a fauna e a flora da nossa região”.
Além da vertente de apoio e sensibilização, o responsável do evento realçou que este tipo de eventos ajuda a manter ativos trilhos existentes nas serras “que agora fizeram muito jeito aos bombeiros”.
O ‘Raid 4×4 100 Caminhos’, do Motor Clube do Marco, consistiu num passeio turístico onde os participantes atravessaram paisagens de Marco de Canaveses até à cidade da régua e passaram por paisagens “que só são alcançadas através de carros e veículos 4×4”. No entanto, a organização assegura que este “é um passeio de dificuldade baixa servindo mais como um dia de convívio entre amantes do desporto motorizado”.