Depois de dois anos de interregno em virtude da pandemia, a XII Mostra de vinhos e Produtos Rurais de Real regressa nos dias 8 e 9 de abril, ao Largo do Adro, promovida pela Junta e Assembleia de Freguesia de Real, com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva. 

O evento visa promover “não só os vinhos da região, mas também a participação das coletividades da freguesia, da restauração com o melhor da gastronomia tradicional, do fumeiro, produtos agrícolas, a doçaria regional, do artesanato local“, salienta o município. 

A cerimónia de abertura tem início pelas 14h30 junto à Igreja Paroquial de Real, contando com a presença de José Rocha, presidente da Câmara Municipal, e dos restantes elementos do executivo municipal, do presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, do autarca Carlos Rocha e outros autarcas locais, dirigentes associativos, entre outras entidades convidadas.

No próximo sábado, dia 9 de abril, a partir das 14h00, o evento terá a participação do Grupo de Bombos de Galegos, seguindo-se a participação do Centro Social de Real e do Grupo de Dança “As Fitness de Real”, ao longo do evento. No mesmo dia, haverá também a representação “teatral da Tia Micas (Márcia Cardoso) ao lado do Sr.Soares”. No mesmo dia, da parte da noite, o evento conta com o teclista Paulo Soares e com o Dj Ricardo Ramalho.

No segundo dia do evento, 10 de abril, a partir das 14h00 as apresentações passam pela atuação das Camponeses de Real, seguida de uma tarde de bailarico com o Grupo Musical SomBaile, de Arouca”, terminando com a exibição do Grupo de Concertinas Diatónicos. 

Para além de vários produtores de vinho e diversas quintas locais, a XII Mostra de Vinhos e Produtos de Real  voltará a ter a participação do Centro Social de Real, das colectividades da freguesia, da restauração com o melhor da gastronomia tradicional, do fumeiro, produtos agrícolas, a doçaria regional, do artesanato local, entre outros participantes, “não faltando a animação musical nos dois dias do certame com bailes populares, destacando-se a participação da escola de música local, entre muita animação de rua”.

Segundo o comunicado da autarquia, sobre a realização do evento, o novo autarca local, Carlos Rocha evidencia a sua “satisfação por ser possível apresentar uma mostra que continua a retratar as potencialidades da freguesia de Real, falando na necessidade de se evidenciar aquilo que a freguesia tem de bom, a valorização dos seus vinhos e produtos endógenos”. O presidente da Câmara de Castelo de Paiva, José Rocha, “enaltece esta iniciativa da autarquia de Real e a parceria estabelecida entre a Junta de Freguesia de Real e a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, manifestando a vontade de colaborar sempre que possível com as atividades”.

Texto redigido com o apoio de Ana Ferrás, aluna estagiária da Universidade Fernando Pessoa.