De 26 a 28 de abril vai decorrer mais uma edição da Mostra de Qualificação em formato online, promovida pelo Caerus – CLDS4G, Câmara Municipal de Marco de Canaveses e estabelecimentos de ensino do concelho.

Esta é a segunda edição em modo virtual, que se apresenta com um programa “renovado e ajustado às necessidades educativas e de orientação, valorizando mais a participação dos alunos”, sublinha Judite Freitas, diretora do projeto Caerus.

Os workshops, webinars e fóruns serão “totalmente dedicados aos temas que são mais relevantes para o público-alvo: decidir e escolher de forma consciente e informada, aproximação ao mercado de trabalho, atitudes proativas na escolha, participação cívica e voluntariado, entre outras temáticas”.
Via zoom e em simultâneo, a mostra vai ser transmitida a todos os alunos do concelho que vão
participar diretamente das salas, de aula acompanhados pelos professores.

A Mostra de Qualificação tem como objetivo principal “promover a orientação e integração profissional dos alunos”, explica Judite Freitas. O programa desta edição vai dedicar especial atenção aos temas mais importantes para os alunos que se encontram a frequentar o 9º e 12º ano e “não sendo possível fazer um acompanhamento ndividualizado” a todos os alunos, a atividade “é uma forma de, em grande escala, promover a informação dos alunos, para que possam fazer escolhas conscientes e conhecerem a oferta formativa disponível”, frisa a diretora do projeto.

Para além disso a iniciativa, que irá envolver todos os estabelecimentos de ensino e formação do concelho, “está ajustada às necessidades identificadas pelos alunos, professores e psicólogos que fazem um acompanhamento na orientação vocacional”.

Judite Freitas realça um evento que “se demarca dos demais”, porque disponibiliza uma plataforma online (www.caerus.pt) onde estão reunidas as ofertas formativas de mais de 82 entidades portuguesas.