logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Mosteiro do Salvador de Travanca contém uma das mais altas torres medievais do país

Redação

O Mosteiro do Salvador de Travanca, localizado no concelho de Amarante, na freguesia de Travanca, distingue-se pela torre, datada de finais do século XIII ou inícios do século XIV, que não é só uma das mais altas torres medievais, como se encontra isenta.

Este mosteiro representa um conjunto monumental que se destaca na arquitetura românica e apresenta no interior da igreja um dos mais ritmados espaços da arquitetura românica portuguesa.

Associado à linhagem dos Gascos, a que pertencia Egas Moniz, o aio de D. Afonso Henriques, constituiu um dos mais poderosos institutos monásticos da terra de Sousa durante a Idade Média.

No exterior da Igreja, de três naves, impõe-se o portal principal, rasgado em corpo saliente, encimado por cornija sobre modilhões retangulares e ornado com mísulas [pedras salientes de apoio] em forma de cabeças de bovídeo. As arquivoltas possuem toros diédricos e nos seus capitéis estão representados aves com pescoços enlaçados, serpentes, figuras humanas e monstros.

O portal lateral norte mostra uma composição semelhante. O interior é composto por diversas soluções artísticas e arquitetónicas do período medieval e posteriores.

A sacristia, cujo espírito barroco sobressai nos arcazes e pinturas do teto, assinala as grandes reformas iniciadas na Época Moderna.

Todavia, o que se sobressai no conjunto é a torre isolada, considerada uma das mais elevadas torres medievais portuguesas. O seu ar militar é puramente simbólico, destacando-se o seu portal ricamente lavrado, cujo tímpano apresenta uma original representação do Agnus Dei (Cordeiro de Deus), erguendo uma cruz patada.

Como pode chegar ao Mosteiro do Salvador de Travanca em Amarante

Se vem do Norte de Portugal através da A28 (Porto), da A3 (Porto) ou da A24 (Chaves/Viseu), siga na direção da A4 (Bragança/Matosinhos). Saia para Felgueiras (A11) e depois para Lixa/Caíde. Siga a sinalização do Mosteiro de Travanca.

Se vem pela A7 (P. Varzim/V.P. Aguiar) ou pela A11 (Marco de Canaveses), saia no nó de Lixa/Caíde da A11.

A partir do Porto opte pela A4 (Vila Real) e saia para Felgueiras (A11). Saia em Lixa/Caíde.

Se vem do Centro ou Sul de Portugal pela A1 (Porto) ou pela A29 (V.N. Gaia) opte pela A41 CREP (Vila Real). Escolha depois a A4 (Vila Real) e saia para Felgueiras (A11). Saia em Lixa/Caíde.

Se já se encontra na cidade de Amarante, tome a estrada N15 na direção de Felgueiras, em direção a Vila Meã.