logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Morrem nas estradas 3700 pessoas por dia. Campanhas de Natal e Ano Novo pretendem atingir "zero mortes"

Redação

Foto Daniela Santos|Unsplash

Numa perspetiva mundial, a sinistralidade rodoviária é responsável por 3700 mortes, isto é, uma pessoa a cada 24 segundos. Anualmente, perdem a vida nas estradas 1,35 milhões de pessoas em todo o mundo.

Embora Portugal tenha apresentado "bons resultados nas últimas duas décadas", nos últimos dez anos, em média, morreram 600 pessoas por ano, além das cerca de duas mil pessoas que ficaram gravemente feridas e com incapacidades permanentes.

Com base nestes dados, a ANSR (Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária) tem lutado para atingir o propósito: "zero mortes na estrada", mas para isso é "vitorioso o envolvimento de todos os setores da sociedade". Neste sentido, a ANSR apela "à viagem com segurança" através das Campanhas de Natal e Ano Novo "O Melhor Presente é Estar Presente".

Com o regresso da época natalícia regressa também a campanha realizada anualmente, no entanto, em 2024 traz "um novo visual" e pretende "sensibilizar os condutores para os perigos associados a comportamentos de risco ao volante, nomeadamente o excesso de velocidade, o consumo de bebidas alcoólicas, a utilização do telemóvel e o cansaço".

Esta campanha vai decorrer de 13 a 26 de dezembro (Natal) e de 27 de dezembro a 2 de janeiro (Ano Novo) e será divulgada na televisão, na rádio nacional e regional, na imprensa regional e local, nas caixas multibanco, em painéis Led box de estações de serviço, no Spotify e nas redes sociais – X, Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin.