No dia 9 de agosto, uma moradora da freguesia de Croca, concelho de Penafiel, reportou ao Jornal A VERDADE uma alegada “falta de recolha de lixo, associada à falta de civismo dos moradores”.
Comprovando a acusação com fotografias do local, “em dias diferentes”, a moradora diz que pretende mostrar “a situação deplorável em que se encontra o local. Resido nesta zona desde finais de 2015 e, por algumas vezes, foi acontecendo o mesmo. Fui reclamando junto da entidade responsável e foi acrescentado mais um segundo ponto de recolha a fim de evitar esta situação”, recorda.
Nos últimos dias, e segundo a penafidelense, a situação “voltou a repetir-se”. Os dois pontos de recolha de lixo comum – dois contentores semienterrados com bastante capacidade de armazenamento – “estão na capacidade máxima, tornando impossível fazer a deposição normal de lixo, e os moradores com falta de civismo têm vindo a depositar lixo no exterior dos contentores, inclusive de artigos que não são depositáveis devido às dimensões”, reclama.
A moradora reportou a situação à secção do ambiente da Câmara Municipal de Penafiel que, “embora o funcionário que atendeu tenha sido bastante prestável, não deu uma justificação para o facto da recolha não estar a ser realizada convenientemente”.
Foi-lhe sito que “iriam tentar resolver a situação“, mas a mesma “tem-se vindo a agravar de um dia para o outro. Com as temperaturas que se têm vindo a sentir e com a acumulação de lixo naquela zona está, inclusivamente, a causar mau cheiro“, alerta.
Contactado pelo Jornal A VERDADE, a solicitar um esclarecimento sobre o “descontentamento” da moradora, o município de Penafiel explica que a recolha de resíduos sólidos urbanos (RSU) “está a funcionar na sua plenitude, ou seja, duas vezes por semana para contentores de superfície, e de recolha semanal para contentores semi-enterrados“.
Refere, ainda, que nesta época do ano, com o acréscimo de produção de lixo, em todo o concelho, e ainda com as altas temperaturas que se fazem sentir, “haverá, naturalmente, mais problemas associados aos maus cheiros”.
Relativamente à “falta de civismo a que assistem diariamente”, os serviços do ambiente do município “constatam e lamentam a não colocação de lixo, devidamente ensacado, nos contentores do lixo, assim como da deposição de lixo no chão, fora dos contentores. Todos estes factores originam situações desagradáveis para a comunidade”, sublinha.
O município de Penafiel apela a todos “a adoção de um cuidado especial na altura de depositar os sacos de lixo nos contentores. É importante que os sacos se encontrem bem fechados quando colocados dentro dos contentores. Evite colocar lixo nos contentores e ecopontos se estes já se encontrarem cheios. Colabore e sejam amigo do ambiente e um agente de saúde pública“, alerta.
A moradora indica que “a situação continua por resolver” até à data de publicação desta notícia.
(Fotografias e vídeo do artigo enviadas pela moradora)