Uma nova moeda de 5 euros vai entrar em circulação a partir do dia 13 de novembro. Serão emitidas 20 mil moedas com acabamento normal, revela o Banco de Portugal, responsável pela emissão, no âmbito do projeto “Desenhar a Moeda”.
A nova moeda de coleção, denominada “Conhecimento”, surge como uma homenagem ao papel da educação e da tecnologia, refletindo a importância do saber e do desenvolvimento científico para o futuro.
Na face frontal, a moeda apresenta o valor nominal de cinco euros, juntamente com o escudo nacional, a inscrição “Portugal” e referências a outras denominações monetárias – “500”, “20”, e “10” – em representação das notas e moedas em circulação.
No reverso, a composição gráfica destaca um balão de ensaio, símbolo da pesquisa e experimentação, ladeado à esquerda pela inscrição “Educação” e, abaixo, por “Tecnológica”, ambos apresentados em quadros escolares, numa alusão clara ao ambiente de ensino e aprendizagem. A inscrição do ano “2024”, acompanhada das referências à “Casa da Moeda” e ao nome do autor, completam o design.
De acordo com o Banco de Portugal, a moeda será distribuída ao público pelas instituições de crédito, tesourarias do Banco de Portugal e pelas lojas da Imprensa Nacional – Casa da Moeda.
Ler mais