Mobilidade

508 Peugeot Sport Engineered chega a Portugal no próximo sábado

Ana Regina Ramos

11-05-2021

Saiba mais sobre este modelo.

Foto: Peugeot

O 508 Peugeot Sport Engineered vai chegar à Rede de Concessionários da marca em Portugal no próximo sábado, dia 15 de maio.

Este "modelo desportivo de estrada dominado pelas novas tecnologias" e que disponibiliza "níveis sem precedentes de potência e de binário" é "o primeiro produto da nova divisão de elevada performance" da marca, criada para "estabelecer um novo tipo de desempenho através da construção de máquinas cuja potência elétrica permite criar novas sensações e experiências de condução".

Inaugura os códigos de uma nova performance, designada pela marca de Neo-Performance, "responsável, numa combinação perfeita entre caráter desportivo e vitrina tecnológica", indica um comunicado da marca.

Os valores de performances alcançados são "inéditos na marca": 0 aos 100 km/h em 5,2 segundos; 1.000 m com arranque parado em 24,5 segundos; 80 aos 120 km/h em 3 segundos; velocidade máxima de 250 km/h (com restritor eletrónico).

O chassis foi adaptado para alcançar "um compromisso entre conforto e comportamento de elevada qualidade", apresentando: otimização da amortização variável em três modos (Comfort/Hybrid/Sport); menor altura ao solo, vias ampliadas em 24 mm na frente e 12 mm na traseira; discos de travões dianteiros com 380 mm de diâmetro e pinças fixas de quatro pistões; e jantes de 20 polegadas de diâmetro, com pneus Michelin© Pilot Sport 4S.

Esta versão está homologada segundo o protocolo WLTP com 46 g de CO2/km, o equivalente a 2,03 l/100 km de consumo.

É um modelo híbrido plug-in de 360 cv, o "automóvel de série mais potente de sempre da marca", que conta com um grupo motopropulsor com uma potência máxima de 360 cv e com 520 Nm de binário, valores alcançados pela combinação das energias térmicas e elétricas da Peugeot: motor a gasolina PureTech de 200 cv; motor elétrico dianteiro com 81 kW (110cv) de potência máxima, acoplado a uma caixa de oito velocidades automática eletrificada (EAT8); motor elétrico traseiro, com uma potência máxima de 83 kW (113cv); uma bateria de 11,8 kW e um carregador embarcado de 3,7 kW.

Foto: AIFA Jorge Cunha

Estão disponíveis cinco modos de condução, acionados diretamente no seletor de modos na consola central: Eletric, para percursos em modo 100% elétrico e em total silêncio, com uma autonomia de 46 km (segundo o protocolo WLTP), permitindo-lhe o acesso às denominadas zonas verdes, em áreas urbanas, e proporcionando rápidas acelerações, graças à reatividade imediata dos motores elétricos de 0 a 140 km/h; Comfort, modo Hybrid com as suspensões mais suavizadas para deslocações em “grande conforto”; Hybrid, modo que seleciona automaticamente a propulsão térmica ou elétrica, em função das circunstâncias, otimizando os consumos; Sport, potência máxima de 360 cv para um prazer otimizado, sendo que este modo também atua sobre a direção, o amortecimento, o mapeamento do pedal do acelerador e a coloração digital do motor. O motor térmico garante a carga de bateria para que a potência máxima esteja sempre disponível; 4WD, motricidade máxima para situações de aderência precária.

Quanto as modos de recarregamento, são flexíveis e adaptados a cada situação do quotidiano: em menos de sete horas numa tomada doméstica standard; em quatro horas numa tomada reforçada de 16 amperes; e em 1h45 numa Wall Box de 32 amperes.

Os 508 Peugeot Sport Engineered (berlina e SW) mantêm os mesmos volumes de habitáculo e de bagageira (acima do piso) das correspondentes versões térmicas, graças a uma colocação inteligente dos dois motores elétricos e da bateria.

Em complemento ao sistema de tração integral e para uma segurança de topo, este modelo está equipado com todos os sistemas de ajudas à condução disponíveis na gama Peugeot 508: night vision, regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go, ajuda à manutenção na via de circulação, travagem automática de urgência, etc. Esta nova linha faz referência à nova identidade da Peugeot Sport, sendo que o 508 Peugeot Sport Engineered se destaca por diversos elementos de estilo específicos.

Foto: AIFA Jorge Cunha

De igual modo, o Peugeot i-Cockpit® possui um volante compacto com três garras Kryptonite, elementos distintivos da assinatura Peugeot Sport Engineered, bem como um painel de instrumentos 100% digital. O grafismo animado deste último e o ecrã central digital HD de 10 polegadas adotam essa mesma assinatura. O revestimento dos bancos “confort-fit” é específico do modelo, num misto de couro, malha 3D e Alcantara©. O habitáculo conta com acabamentos em costuras duplas em cinzento Tramontane e Kryptonite. O sistema de áudio Hi-fi FOCAL® é equipamento de série.

Tendo por base o nível de equipamentos de topo GT PACK da gama 508, o modelo integra, de série, os seguintes elementos: Alarme perimétrico, volumétrico e com função anti-elevação; Night Vision; Park Assist; Jantes de liga leve de 20”; Decorações do painel de bordo e painéis das portas em madeira com efeito essência de Zebrano; Barras de teto em preto; Estofos em Alcantara® & Couro preto. Como opcionais estão disponíveis o teto de abrir panorâmico com cortina e o onboard charger de 7,4 kW, para além das duas cores de carroçaria Preto Perla Nera e Branco Nacré, alternativos à cor de série.

Este modelo estará disponível em Portugal em três cores de carroçaria: Cinzento Selenium, exclusivo do modelo e de série, para clientes que pretendam exibir a sua total ligação com a vertente desportiva, complementado pelos opcionais tons Preto Perla Nera e Branco Nacré. Todos os monogramas do modelo são em preto, sublinhando as características desportivas naturais do Peugeot 508.

O Peugeot Sport Engineered Berlina estará disponível por 68.795 euros e o SW por 70.295 euros.