Mobilidade

Peugeot lança modelo Rifter 100% elétrico

Ana Regina Ramos

26-02-2021

Conheça mais sobre este modelo.

Foto: Peugeot

A Peugeot lançou o novo Rifter 100% elétrico, o e-Rifter, de forma a prosseguir com o objetivo de eletrificação da gama de veículos de passageiros da marca.

Este novo modelo oferece uma autonomia máxima de 280 km em ciclo de homologação WLTP, dois comprimentos (Standard e Longo) até um máximo de sete lugares, uma bagageira com até 1.050 litros de capacidade e cinco lugares e uma capacidade de reboque de até 750 quilos.

Permite ainda "aceder, sem emissões, aos centros urbanos com restrições de circulação, e vai ao encontro das expectativas dos clientes ao disponibilizar um ambiente interior espaçoso e tecnológico, integrando, inclusivamente, um novo Peugeot i-Cockpit® digital", refere um comunicado da marca.

Foto: Peugeot

Sobre a base da plataforma modular multienergias EMP2 (Efficient Modular Platform), este modelo integra uma motorização 100% elétrica com uma potência máxima de 100 kW e um binário máximo de 260 Nm, disponível desde o arranque, "para uma resposta imediata, sem vibrações, ruídos, passagens de caixa, odores e, claro, sem emissões de CO2".

Os desempenhos em modo POWER (dados em processo de homologação) mostram uma velocidade máxima de 130 km/h, uma aceleração dos 0 a 100 km/h em 11,2 s e recuperações de 80 a 120 km/h em 8,9 s.

Quanto ao carregamento, estão disponíveis dois tipos de carregadores embarcados: um carregador monofásico de 7,4 kW (de série) e um carregador trifásico de 11 kW (em opção). A entrada de carregamento, situada no guarda-lamas traseiro esquerdo, permite diversas formas: a partir de uma tomada standard, de uma tomada reforçada, de Wall Box ou carregador rápido.

O novo Peugeot oferece também uma resistência de aquecimento de elevada potência (2 x 5 kW), bancos aquecidos (consoante a versão) e um pré-condicionamento térmico programável a partir do touchscreen (consoante a versão) ou à distância através da app para smartphone MyPeugeot® (consoante a versão). Esta funcionalidade permite ainda, com o veículo ligado à corrente, otimizar a autonomia ao atingir mais rapidamente a temperatura ideal de funcionamento da bateria.

Foto: Peugeot

Em relação aos modos de condução, é possível escolher entre três: Eco (60 kW, 190 Nm), que favorece a autonomia e a suavidade de condução; Normal (80 kW, 210 Nm), ideal para uma utilização diária; e Power (100 kW, 260 Nm), que otimiza as performances no transporte de cargas pesadas.

A subida em gama do novo Peugeot e-Rifter é feita através de quatro níveis de equipamento: Active Pack - Travão de estacionamento elétrico / Porta deslizante / Ar condicionado manual / Pack Safety / Rádio com ligação Bluetooth / Bancos rebatíveis na proporção 2/3-1/3; Allure - Active Pack + Ajuda ao estacionamento traseiro / Para choques pintados na cor da carroçaria com grelha cromada / Banco do passageiro dianteiro rebatível / Pack Safety Plus; Allure Pack - Allure + / i-Cockpit® digital / Jantes em alumínio de 16 polegadas / Barras de tejadilho / Ecrã tátil de 8 polegadas com função mirroring / Volante em pele / Visio Park 1 / Vidros escurecidos / Janela traseira com abertura separada do portão; GT . Allure Pack + Jantes em alumínio de 17 polegadas / Elementos de estilo GT / Climatização automática bizona / Bancos traseiros individuais / Acesso e arranque mãos-livres.