Mobilidade

Novos Ford S-MAX Hybrid e Ford Galaxy Hybrid já estão disponíveis para encomenda em toda a Europa

Ana Regina Ramos

12-02-2021

Saiba mais sobre estes modelos.

Foto: Ford

O novo Ford S-MAX Hybrid, o "Sports Activity Vehicle" que oferece uma motorização "full hybrid", e o novo Ford Galaxy Hybrid, um veículo familiar de sete lugares, já podem ser encomendados em toda a Europa.

Este modelo, Ford S-MAX Hybrid, incorpora "um eficiente propulsor híbrido, a gasolina e elétrico, na carroçaria aerodinâmica e versátil do S-MAX sem com isso comprometer o espaço, a flexibilidade ou a experiência de condução dinâmica, ao mesmo tempo que se reduziram as emissões de CO2 em mais de 10% (WLTP) quando comparadas com as de um motor Diesel EcoBlue equivalente".

Combina ainda um motor a gasolina, de 2.5 litros, com funcionamento segundo o ciclo Atkinson, com um motor elétrico e a respetiva bateria de iões de lítio de 1,1 kWh de capacidade, bem como com a transmissão do tipo powersplit (de variação contínua) de última geração. A propulsão elétrica é acionada autonomamente para beneficiar a eficiência de consumo de combustível ou para proporcionar uma condução silenciosa durante breves períodos de tempo, dependendo das condições.

Já a reposição do nível de carga da bateria é feita automaticamente pelo motor a gasolina ou através do sistema de travagem regenerativa durante as fases de desaceleração ou travagem. Não necessita de carregamento através de uma fonte externa de energia e foi projetado "para se integrar perfeitamente na vida familiar, sempre apto a oferecer uma condução eletrificada independentemente da imprevisibilidade do quotidiano".

Foto: Ford

O design do novo S-MAX Hybrid combina "um design exterior desportivo com a praticidade e flexibilidade de um veículo familiar". Apresenta "uma disposição de lugares facilmente configurável" e "uma zona de carga muito versátil", oferecendo até um máximo de 2.200 litros de capacidade atrás da primeira fila de bancos. A capacidade de reboque varia entre os 1.560 e os 1.750 quilos, consoante a versão.

A Ford passou também a disponibilizar, pela primeira vez, uma versão "full hybrid" do Galaxy, um veículo familiar de sete lugares, conjugando um motor a gasolina e outro elétrico, de 190 cavalos, do S-MAX Hybrid. O novo Galaxy Hybrid recorre à mesma tecnologia híbrida do S-MAX Hybrid "para rivalizar com a eficiência de consumos de combustível de um motor Diesel, ao mesmo tempo que oferece uma otimizada e refinada experiência de condução".

Foto: Ford

"Capaz de oferecer a bordo uma experiência de primeira classe para sete ocupantes", o Galaxy Hybrid está disponível em Portugal na versão Titanium. O seu consumo de combustível é de 6,4-6,5 l/100 km e as emissões de CO2 são de 148-149 g/km (WLTP). A aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em 10 segundos.

Tal como o S-MAX Hybrid, este modelo oferece "todo o sentido prático da restante gama Galaxy", incluindo mais de um metro de espaço livre para a cabeça na primeira e segunda filas, 2.339 litros de volume de carga imediatamente atrás da primeira fila e 300 litros de capacidade com a configuração de sete passageiros.

“Os nossos novos S-MAX Hybrid e Galaxy Hybrid são apenas dois dos 17 veículos eletrificados que a Ford vai apresentar aos clientes europeus até ao final do ano”, referiu Roelant de Waard, diretor-geral, Veículos de Passageiros da Ford Europa. “Estamos a disponibilizar uma oferta alargada de motorizações eletrificadas, da tecnologia 'mild hybrid' até versões totalmente elétricas, o que significa que cada cliente poderá escolher o modelo que melhor se adequa ao seu estilo de vida", acrescentou.

Os novos S-MAX Hybrid e Galaxy Hybrid, bem como a sua bateria de iões de lítio, são fabricados na unidade de produção da Ford em Valência, Espanha.

Foto: Ford