A Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia inaugurou, no dia 29 de janeiro de 2025, a nova Creche Infância Feliz, reforçando a rede de apoio à primeira infância no concelho. A cerimónia contou com a presença da ministra do trabalho, solidariedade e segurança social, Maria do Rosário Palma Ramalho, do Provedor da Misericórdia de Gaia, Manuel Moreira, e de diversas autoridades locais.
A nova creche representa um investimento de 390 mil euros, dos quais 312 mil euros foram financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e 78 mil euros pela Misericórdia de Gaia. Durante a inauguração, foi destacado o impacto positivo da infraestrutura na comunidade, proporcionando educação e bem-estar às crianças e apoio essencial às famílias.
O Provedor da Misericórdia de Gaia manifestou a sua satisfação com a concretização do projeto e apelou à criação de uma Lei das Finanças para o Setor Social, garantindo previsibilidade, estabilidade e sustentabilidade às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
Por sua vez, a ministra do trabalho reafirmou o compromisso do Governo na expansão da rede de creches e na valorização do setor social, assegurando que está em curso a elaboração de um novo modelo de financiamento.
Após a inauguração, a Ministra e o Provedor visitaram outras valências da Misericórdia de Gaia, incluindo o Jardim de Infância D. Emília de Jesus Costa, o Lar e Centro de Dia António Almeida da Costa e as Residências Seniores Conde das Devesas.