ministra coesao ana abrunhosaFoto: DR
Publicidade

O município de Gondomar vai receber uma conferência dedicada à “Descentralização: Fazer o óbvio”, esta segunda-feira, dia 21 de novembro, às 15h00, no Auditório Municipal de Gondomar e com transmissão online, através da página de Facebook da autarquia. A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, irá marcar presença.

O processo de descentralização de competências do Estado para as autarquias locais e entidades intermunicipais iniciou em 2019 e abrange “20 áreas temáticas, entre elas a cultura, áreas portuárias, estacionamento público, património, praias, habitação, saúde, ação social e educação”, explica o município em nota de imprensa.

Desta forma, um dos principais objetivos da autarquia passa por “dotar os órgãos de poder local de autonomia para a tomada de decisões com forte impacto nos seus territórios, promovendo-se uma capacidade de resolução de problemas mais eficaz, nomeadamente junto das populações. Fazer um ponto de situação da descentralização, debater alterações e perspetivar o futuro são alguns dos objetivos da conferência”, termina a Câmara Municipal de Gondomar em comunicado.

A iniciativa vai contar com as intervenções de Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Inês Cardoso, diretora do Jornal de Notícias, e Luís Braga da Cruz, professor catedrático. O painel de debate contará com a participação de Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, António Cunha, presidente da CCDR-N, Cristina Azevedo, consultora, e José Mendes, diretor-executivo da Fundação Mestre Casais.

Poderá, a partir das 15h00, ver a transmissão online através do Facebook do município de Gondomar.