logo-a-verdade.svg
Celorico de Basto
Leitura: 4 min

“Milhares de pessoas” passaram por Celorico de Basto na 20ª Festa Internacional das Camélias

De 14 a 16 de março, Celorico de Basto acolheu a Festa Internacional das Camélias, um evento que aliou inovação à tradição.

Redação

De 14 a 16 de março, Celorico de Basto acolheu a Festa Internacional das Camélias, um evento que aliou inovação à tradição.

A 20.ª edição do evento “superou as expetativas” e contou com a participação de mais de mil figurantes no desfile temático, mesas de camélias com cultivares únicos, um mercado de produtos derivados de camélias, concertos, e outras mais atividades.

DSC09678

A festa arrancou na sexta-feira, 14 de março, com a eleição da rainha das camélias, seguindo-se, no sábado, a celebração de um protocolo entre a Ciência Viva e o Município para a criação da Quinta Ciência Viva das Camélias, em Celorico de Basto. Um projeto que o autarca celoricense pretende ver implementado no prazo três anos, e “que será um projeto âncora no desenvolvimento deste concelho, ligado com as camélias, mas também ligado às artes, à inovação e à cultura. A Quinta da Ciência Viva da Camélia em Celorico de Basto permitirá potenciar este património, transferência de conhecimento para o mercado, desenvolvimento local potenciação e oferta turística de vital importância para o concelho mas, também, para todo o território, elevando as terras de Basto para um patamar nacional e internacional”, garantiu José Peixoto Lima.

A Festa Internacional das Camélias reúne toda a comunidade que “se mobiliza e se empenha na sua concretização. Esta festa internacional foi a mais participada de sempre, desde participantes nas atividades promovidas a visitantes que acorreram a Celorico de Basto para ver de perto a festa Internacional“, acrescenta o autarca em comunicado.

24FW8137

O desfile temático, no domingo, foi assistido por “milhares de pessoas” e composto por “mais de mil figurantes, com a comunidade e mostrar que está presente na valorização deste património natural e cultural e na promoção do melhor que este concelho tem para oferecer. Esta é a maior festa promovida no concelho e na região, e tudo isto se deve a este sentimento de orgulho, sentido de pertença e identidade, com as camélias como inspiração”, reforça José Peixoto Lima.

Por sua vez, a exposição / concurso de camélias contou com 49 mesas de camélias entre a vertente cientifica e artística. O prémio para melhor cultivar de camélia de origem Portuguesa foi para Maria Theodora de Santo Tirso, o melhor conjunto de camélias foi atribuído à Família Abelardo, de Rubiãns, Espanha, o melhor exemplar de camélia Japónica foi para Gilda Prata do porto, o melhor exemplar de Camelia Reticulata foi atribuído a Censo Piñero Parracho, o melhor exemplar do Género camélia foi para Angeles Piñeiro de Pontevedra Espanha, e a melhor decoração de mesa com camélias foi a atribuída a Camélias D’Art Garden de Celorico de Basto.

DSC09739

Todas as atividades promovidas no âmbito da Festa Internacional contaram com “grande participação”, com destaque para o concerto sinfónico entre os Quinta do Bill e a Banda Filarmónica de Santa Tecla que decorreu na noite de sábado.

Quem passou por Celorico neste fim de semana teve a oportunidade de ver o processo de criação dos murais integrados no projeto “Raiz”, arte urbana promovida no âmbito de uma residência artística, projeto de celebração dos 20 anos da Festa Internacional.

O conteúdo “Milhares de pessoas” passaram por Celorico de Basto na 20ª Festa Internacional das Camélias aparece primeiro em A Verdade.