fatima peregrinacao diocese porto
Publicidade

Esta quarta-feira, dia 12 de outubro, tem início a última peregrinação ao Santuário de Fátima e milhares de peregrinos dirigem-se à Cova da Iria para as celebrações do 13 de outubro, a sexta e última aparição de Nossa Senhora.

Todos os dias 13, dos meses de maio a outubro, o Santuário de Fátima recebe os peregrinos para celebrar as datas das aparições de Nossa Senhora.

A 13 de outubro de 1917, na última aparição, perante uma multidão e os três pastorinhos, a Virgem disse-lhes que era a ‘Senhora do Rosário’ e pediu que ali fizessem uma capela em sua honra. 

Nesta data celebra-se, também, o chamado “milagre do sol”. Para a última aparição, os pastorinhos prometeram um grande milagre para que as multidões acreditassem. Foram ao local mais de 50 mil pessoas. Nesse dia, depois de uma chuva torrencial, o sol irrompeu no firmamento, girando no céu, em movimentos de ziguezague, com luzes multicolores. Os relatos da época referem várias curas milagrosas entre os presentes.

Na Audiência Geral desta quarta-feira, que se realizou na Praça de São Pedro, o Papa deixou a seguinte mensagem: “A Bem-Aventurada Virgem Maria, de quem amanhã [13 de outubro] recordaremos as aparições de Fátima, seja nossa guia no caminho da conversão contínua e penitência para encontrar Cristo, o sol da justiça. Que a sua suave luz nos liberte de todo mal e dissipe a escuridão deste mundo devastado pela guerra”, pode ler-se na página de Facebook do Santuário de Fátima.