logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Miguel Carneiro: "Não há honra maior que ser presidente da freguesia da terra que nos viu nascer"

Redação

A desempenhar funções políticas desde os 25 anos em Vila Boa do Bispo, freguesia de onde é natural, Miguel Carneiro anunciou a renúncia ao mandato, passando o testemunho a Fátima Cerqueira, que tomou posse como presidente na noite de quinta-feira, 28 de dezembro.

Motivações "políticas e profissionais" levaram à cessação das funções de presidente da Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo, porque Miguel Carneiro acredita que "se não conseguimos dar o que é exigido a quem serve publicamente uma população, o melhor que podemos fazer é dar as condições para que as pessoas que têm essa capacidade e vontade o possam fazer".

Em declarações ao Jornal A VERDADE, o agora ex-presidente explica que a renúncia ao cargo se deveu por razões políticas, porque entende que "é o momento de deixar o espaço para quem vem a seguir possa querer afirmar os seus projetos e ambições. Acima de tudo, para garantir as melhores condições políticas para que o projeto possa continuar". Do ponto de vista profissional, reconhece que "há uma clara sobrecarga da minha agenda e uma grande dificuldade em conseguir assegurar aquele que tem de ser o empenho de um presidente de junta de freguesia. Não é só uma questão de relacionamento e acompanhamento das questões junto da população, há também um trabalho muito grande de bastidores, que muitas vezes é invisível, mas importante para garantir o sucesso das escolhas. Tudo isso exige tempo que não tenho vindo a ser capaz de fazer e, portanto, temos de ser consequentes", afirma.

O ex-autarca faz balanço "muito positivo" de 10 anos de mandato

Dez anos depois de assumir a responsabilidade de presidir à junta de freguesia de Vila Boa do Bispo e na hora do adeus às funções, Miguel Carneiro faz um balanço "muito positivo" do trabalho realizado pelo executivo ao longo destes anos. No plano das infraestruturas, assume que "houve um avanço muito grande já na senda do que vinha a ser feito. Portanto, em termos de água e saneamento e pavimentações demos um salto qualitativo muito grande, em termos de taxa de cobertura. Em 2023, terminamos todas as pavimentações de ruas que servem casas de primeira habitação".

Do ponto de vista dos serviços públicos, a junta de freguesia "tem, hoje em dia, um mapa de trabalhos, uma organização da limpeza de vias, atendimento, serviços que presta a população (Espaço Cidadão e Posto CTT e em mais espaços), de uma qualidade ímpar no concelho, e digo isto com muito orgulho".

Miguel Carneiro destaca também os investimentos no ensino e educação, áreas em que existe, "claramente, um trabalho muito diferenciador, porque a nossa escola funciona o ano todo, com diversas oficinas, para que as famílias possam manter as atividades profissionais sem preocupações".

No panorama geral, o executivo da junta de freguesia de Vila Boa do Bispo, que encerra funções, garante ter "muito orgulho de ter marcado aquilo que era a nossa ambição: implementar projetos de cooperação internacional. Hoje, somos uma referencia e somos reconhecidos nacional e internacionalmente. A junta conquistou prémios no âmbito nacional, foi reconhecida internacionalmente pela Comissão Europeia em iniciativas que valorizam os decisores locais e regionais. Implementamos muitos projetos que estão em curso ligados à sustentabilidade (recolha de resíduos diferenciados diversos, desde o óleo alimentar, rolhas de cortiça, monstros, resíduos de construção e demolição), temos serviços de recolha de podas e sobrantes de vegetação que depois nos permitem fazer destroça e aproveitamento desse material para compostagem", recorda.

O ex-presidente despede-se com o sentimento que deixa uma "junta de freguesia diferenciada, com qualidade nos serviços, e com os recursos a funcionar. Sinto, acima de tudo, que fica um trabalho de quem pegou numa junta e teve muita dificuldade em pagar os primeiros meses de salários e, hoje, deixa uma casa organizada, em que o presidente de junta pode ser o menos relevante no funcionamento de tudo mais".

"À minha sucessora, deixar uma grande palavra de carinho, amizade e profunda gratidão"

Nas últimas palavras políticas, Miguel Carneiro deixa um agradecimento "muito grande" à população, porque, "independentemente do cargo, há-de ser um orgulho enorme qualquer pessoa servir o país que nos viu nascer. Eu tenho uma opinião muito própria de que não há honra maior que ser presidente de junta de freguesia da terra que nos viu nascer e com que nos identificamos. Tive essa sorte, desde muito tenra idade, e ,portanto, tenho um agradecimento muito grande a fazer à população que reconheceu em mim as capacidades e o potencial para desempenhar as funções ainda com 25 anos e fez de mim aquilo que sou hoje politicamente".

As palavras de agradecimento estendem-se à sucessora - Fátima Cerqueira - a quem deixa uma "palavra de carinho, amizade e profunda gratidão, pelo acompanhamento ao longo destes 10 anos. Foi a minha secretária desde a primeira hora, uma pessoa extremamente leal, correta, carinhosa, próxima, atenciosa e que agora tem a oportunidade de mostrar aquilo que é que vale a toda a comunidade. Eu estarei cá e sempre que ela entender que a minha disponibilidade é utill para continuar a fazer este projeto ganhar forma e crescer em Vila Boa do Bispo", termina.

Ler mais

https://averdade.com/fatima-cerqueira-toma-posse-como-presidente-da-junta-de-freguesia-de-vila-boa-do-bispo/