A Mercadona assinala, esta segunda-feira, 16 de maio, o Dia Internacional do Celíaco com uma campanha que conta com mais de 750 produtos sem glúten.
Durante a Semana do Celíaco, podem ser encontrados, tanto nas lojas como nos canais oficiais da Mercadona, ações de sensibilização da sociedade para esta doença, esclarecendo dúvidas, ouvindo os “Chefes” e oferecendo algumas opções de receitas. No site, a empresa apresenta ainda uma secção de conselhos sobre alimentação com sugestões de receitas sem glúten.
Os produtos adequados para celíacos estão assinalados com um selo e é oferecido ainda um serviço gratuito de Apoio ao Cliente através do 800 500 220 para dúvidas e sugestões, encaminhando-as diretamente para os especialistas e fabricantes dos produtos.
De acordo com um comunicado da empresa, “os mais recentes estudos sobre o tema dão conta de que em Portugal a doença celíaca pode afetar cerca de 1% da população”. No entanto, crê-se que “apenas cerca de 15 mil casos tenham sido diagnosticados, sendo, por isso, uma doença largamente subdiagnosticada, e cujo número real de celíacos possa oscilar entre os 70 mil e os 100 mil em Portugal”.
Além disso, a Mercadona recordou ainda que colabora há dois anos com a Associação Portuguesa de Celíacos (APC), que “visa desenvolver ações conjuntas com a finalidade essencial de formar e informar o consumidor celíaco e os seus familiares, promovendo o direito dos consumidores à informação e sensibilizando a sociedade para as características da doença celíaca”.
Em abril de 2021, a Mercadona assinou um protocolo de colaboração com a DECO (Associação Portuguesa Para a Defesa do Consumidor), de forma a ajudar “a reforçar o trabalho desenvolvido em conjunto por ambas as organizações e a materialização de ações formativas e informativas em benefício do consumidor”.