A partir do dia 1 de dezembro, quinta-feira, a “magia do Penafiel Cidade Natal” vai chegar ao concelho. A edição deste ano, que decorre até dia 24, vai contar com um “Mercadinho de Natal”, que irá situar-se no Largo da Misericórdia. A iniciativa é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Penafiel, da Associação Empresarial de Penafiel e da Junta de Freguesia de Penafiel.

O “Mercadinho de Natal” terá “várias bancas com produtos evocativas do espírito natalício para todos os gostos, desde gastronomia, doçaria, bebidas quentes, artesanato, decoração, joalharia, bijuteria, entre muitos outros”, explica o município em nota de imprensa.

O programa natalício “Penafiel Cidade Natal” vai contar com várias iniciativas como a chegada do Pai Natal e de várias personagens natalícias à Praça de Natal (Praça do município) no dia 2 de dezembro. As atividades de rua “pretendem unir as famílias ao comércio tradicional, com várias oficinas direcionadas para os mais pequenos: oficina de artesanato, de sabores de Natal, modelagem de balões e pinturas faciais, oficina do Conto, bem como uma oficina de Músicas de Natal”, acrescenta o comunicado.

Para além disso, junto à casa do Pai Natal estará disponível um espaço solidário para recolha de bens essenciais que, posteriormente, serão entregues às instituições de solidariedade social do concelho de Penafiel.

Ainda, a cidade vai ter baloiços de Natal e as melhores fotografias tiradas no local serão premiadas, os vencedores poderão usufruir do comércio e hotelaria do concelho de Penafiel.

À semelhança do que se tem adotado no panorama nacional, o município de Penafiel adotou medidas de poupança no Natal. Desta forma, a autarquia optou por substituir a árvore de Natal pelo “Mercadinho de Natal” e as luzes serão desligadas a partir das 00h00.