Foto: Município de Lousada1

No próximo dia 7 de janeiro, pelas 21h00, a Câmara Municipal de Lousada vai levar a cabo a segunda edição da palestra “Mentes Brilhantes”.

Nesta edição irão participar duas personalidades com papéis relevantes na área dos Direitos Humanos, a lousadense Marta Valiñas e a ex-eurodeputada Ana Gomes, refere um comunicado da autarquia.

Marta Valiñas é natural de Lousada e foi nomeada em 2019 pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas para liderar a Missão Internacional Independente de Determinação dos Factos sobre a Venezuela. A debater consigo terá a ex-eurodeputada que chefiou a Missão Diplomática portuguesa na Indonésia durante o processo de independência de Timor-Leste.

O evento decorrerá no Auditório da Escola Secundária de Lousada e será transmitido em direto através da página de Facebook do município, informa um comunicado da autarquia. As inscrições estão abertas, mas são limitadas, podendo ser efetuadas através do site do município.

Na primeira edição, o tema abordado foi o “Diálogo de Gerações: cancro e esperança no futuro”, que contou com os palestrantes Sobrinho Simões e Flávia Sousa, natural do concelho de Lousada.

Texto redigido por Carlos Cardoso, aluno estagiário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro