melania
Publicidade

Os bordados fazem parte da cidade da Lixa e Melânia Lopes orgulha-se de transmitir “tudo o que aprendeu” às gerações futuras. Diz-se “apaixonada” pelos Bordados da Lixa e, atualmente, é formadora da Universidade Sénior de Felgueiras e também na academia, promovida pela Câmara Municipal de Felgueiras, mas não deixa os bordados de lado e ainda dedica, parte do seu tempo, a bordar peças.

É natural de Celorico de Basto mas, desde os 16 anos, que tem na Lixa a sua terra do coração. Os pais trabalhavam no campo e as irmãs, nas horas vagas, bordavam para a Lixa. “Também bordava com as minhas irmãs, então surgiu a oportunidade de vir trabalhar para uma senhora para a Lixa”, começou por explicar.

Esta senhora foi a responsável por transmitir “tudo” a Melânia. “Era quase uma segunda mãe, foi ela que me ensinou tudo. Estava muito ligada ao negócio, então comecei a comunicar com as senhoras que bordavam e elas gostavam muito de mim. Quando casei, elas encheram-me a casa de prendas”, recorda, de forma nostálgica.

lixa melania 3 min

Apesar de, quando foi viver para a Lixa, não bordar diretamente, Melânia aproveitou para a aprender todas as técnicas. “Quando me casei, fui eu que fiz a minha camisa de noite. Nas horas vagas, bordava para o meu enxoval”, refere.

Afirma que tem “histórias para escrever um livro” e garante que, se “ganhasse o Euromilhões, fazia um museu dedicado aos Bordados da Lixa. Sou das pessoas que mais lutou pelos bordados, não queria que fossem levados para outro lado”.

Há segredos nos Bordados da Lixa? Melânia Lopes diz que “não”, mas que quem os faz “tem de saber fazer de tudo. Os Bordados da Lixa têm de tudo, tem quatro áreas então é necessária muita dedicação e amor”.

lixa melania 2 min

A mulher confidencia que “não é algo que se aprende do dia para a noite, é mais complexo do que parece”, mas confirma que adora “ensinar e passar o que sei a outras pessoas. Apaixonei-me pelos Bordados da Lixa e, hoje em dia, revejo-me no meu próprio trabalho, consigo conhecer as peças que faço”.

Melânia Lopes afirma que “sempre” apostou na qualidade. “Desde os tecidos até às linhas, apostei sempre em produtos bons, então sinto-me orgulhosa de tudo o que faço e de passar o que sei a outras pessoas”, acrescentou.

Em jeito de conclusão, Melânia, ou Melaninha, como é conhecida na Lixa, afirma que vai “continuar a ensinar” o que sabe. “Quero continuar a levar os Bordados da Lixa mais longe, porque são um dos meus amores”, finalizou.

lixa melania 1 min