Foram mais de 50 os médicos inscritos na terceira edição da mostra “Especialidades à la Carte”, que decorreu esta quarta-feira, 4 de setembro, na Casa da Cultura de Paredes.
A iniciativa foi organizada pelos médicos internos da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS) e teve como principal objetivo apresentar aos internos de Formação Geral as diferentes especialidades na ULSTS e as respetivas áreas de intervenção, bem com a estrutura do internato dessas especialidades.
Sendo a primeira no contexto de criação das Unidades Locais de Saúde, a ação contém também especialidades médicas ligadas aos cuidados de saúde primários.
Profissionais no exercício da especialidade partilharam as experiências pessoais e destacaram os pontos fortes da formação na ULSTS.
Nuno Teixeira, diretor do Internato Clínico, dirigiu-se aos participantes e reforçou a importância de se formarem bons técnicos de saúde, garantindo profissionais aptos para competir no mercado de trabalho. “O internato médico é complicado, mas não é o fim do mundo. Quanto melhor estiverem informados, quanto mais ferramentas tiverem, quanto melhor for o internato, mais fácil vai ser a vossa integração e a concorrência com os pares que estão ao vosso lado”.
Por sua vez, Nélson Pereira, diretor clínico da ULSTS, sublinhou a importância de investir na criação de condições adequadas para a formação. “É importante abrir a casa e mostrar o que somos. Queremos ser uma ULS exemplar e, para isso, precisamos dos melhores profissionais, a melhor organização, os melhores recursos, os melhores internos. Aquilo que podem encontrar é um ambiente de muita colaboração, interesse e abertura, para que a vossa experiência na nossa instituição seja a melhor possível”.
O direto clínico destacou, ainda, a importância da escolha da especialidade, porque “a pior coisa que pode acontecer enquanto profissional, é passar uma vida inteira a fazer uma coisa de que não se gosta, por muito dinheiro que dê. Devem escolher aquilo que vos der prazer“.
Seguiram-se as palavras de Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes, que realçou a importância da região para a fixação dos jovens profissionais e abordou os investimentos feitos pelo município: “Se escolherem esta zona, não tenham dúvidas nenhumas de que vão ter mais qualidade de vida. Paredes é um concelho que tem dado cada vez mais qualidade de vida aos seus residentes. Temos, neste momento, investimentos de cerca de 15.000 euros, em que o município está a apoiar fortemente a construção de locais onde podem exercer a vossa atividade, lares de idosos, centros de dia, apoios ao domicilio”.
A encerrar a sessão de abertura, Nuno Ferreira médico interno de pneumologia e e um dos integrantes da Comissão de Internos desta Unidade de Saúde, destacou a importância da iniciativa para os jovens, uma vez que se trata de uma “altura muito difícil, de grande decisão, que vai impactar o resto da vida deles, e queremos que seja a mais informada possível. Aquilo que temos para oferecer é bom, gostamos de mostrar-lhes isso, e mostrar também à sociedade”.
A mostra gratuita, dividida em três sessões, engloba 18 especialidades médicas oferecidas pela ULSTS, sendo esta a primeira dessas sessões.