mcdonalds destaque
Publicidade

Onze restaurantes e cerca de 500 pessoas. São estes os números que Regina Alves gere enquanto administradora na cadeia mundial de restaurantes de fast food – McDonald’s. Em entrevista ao Jornal A VERDADE, fala-nos das principais premissas da empresa, da formação das equipas de trabalho e da responsabilidade social inerente ao projeto que foi “crescendo” ao longo dos últimos 27 anos, contando com o “contributo de inúmeros colaboradores”, muitos dos quais que foram “evoluindo e crescendo” com a organização. “Para nós, as pessoas contam, e muito!”, garante Regina Alves.

Quais são as principais premissas da McDonald’s?

Uma das premissas da marca é, precisamente, proporcionar as melhores condições para que as pessoas possam aprender, evoluir e crescer. Haja vontade! Orientados pelos pilares QSL (qualidade, serviço e limpeza) e pelos valores da marca – integridade, família, inclusão, servir e comunidade – trabalhamos todos os dias com as nossas equipas proporcionando-lhes formação e apoiando o seu desenvolvimento profissional, sendo a McDonald’s certificada pela DGERT (Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho).

A gestão e a flexibilidade de horário, o bom ambiente de trabalho, a formação contínua e as oportunidades de carreira são valorizadas e reconhecidas por quem trabalha connosco. O compromisso da McDonald’s é o de proporcionar um emprego que permita o desenvolvimento contínuo de carreiras e talentos, contribuindo para a qualificação de profissionais em Portugal.

A formação constante é uma das principais bandeiras. Qual a importância da formação?

Como porta de entrada no mercado de trabalho, que muitas vezes somos, acreditamos que, quer façam carreira connosco, quer estejam de passagem, este conjunto de competências comportamentais e profissionais são decisivas para o crescimento e sucesso de todos os que trabalham ou trabalharam connosco.

A formação permite fazer um bom trabalho, enriquecer o curriculum de cada um e evoluir na carreira com a McDonald’s, se assim o pretenderem. A McDonald’s é uma ótima empresa para os jovens e menos jovens trabalharem. Para muitos, trata-se da primeira oportunidade de emprego onde têm oportunidade de desenvolver competências profissionais e interpessoais, de crescer e adquirir as competências adequadas aos diferentes níveis das funções que integram e ganhar preparação para a vida profissional futura, seja dentro ou fora da empresa. Muitos gerentes de restaurantes começaram como funcionários e, hoje, ocupam importantes cargos em várias áreas da empresa, a nível nacional e até internacional.

mc donalds 2

Que tipo de formação é que oferecem?

Na McDonald’s, dispomos de um Centro de Formação próprio onde são proporcionados diversos cursos por ano, em regime presencial, virtual e on-the-job, para diversos níveis, e que consideram as componentes técnicas e comportamentais. Esta formação abrange áreas como a segurança alimentar, procedimentos operacionais, ambiente, passando por cursos direcionados a treinadores, relações-públicas, e até cursos mais avançados com módulos de gestão, liderança e comunicação, para quem integra as equipas de gestão. A McDonald’s Portugal tem inclusive um protocolo com a Universidade Nova de Lisboa para um curso de gestão avançada para cargos de liderança ou supervisão. É uma excelente oportunidade para os Gerentes e Supervisores de restaurantes. 

Como se mantém os colaboradores motivados?

A motivação das nossas equipas passa por um trabalho integrado a nível local e nacional. A par de todo o programa de formação existe um conjunto de benefícios a adicionar à remuneração fixa, como o seguro de saúde, prémios de reconhecimento, flexibilidade de horário, que permite conciliar o trabalho com a vida pessoal, académica ou outra atividade, e também a oportunidade de receberem uma bolsa de estudo, através de um Programa Nacional da McDonald’s Portugal.

Também no ano passado a McDonald’s trouxe para Portugal o Workplace – a plataforma online da Meta dirigida às empresas – que integra todos os cerca de dez mil colaboradores. Nesta rede social interna, reforça-se a comunicação entre equipas de todo o país, com partilha de conteúdos de entretenimento, de bons momentos no trabalho e também se dá espaço à formação. É uma plataforma valorizada por todos, pela relação que permite fomentar entre equipas da mesma organização e também com os restantes restaurantes.

Quais são as principais regalias de um trabalhador da McDonald’s?

Este ano lançámos na nossa organização, o “Programa Valorizar +” que nos tem permitido identificar e reter talentos. É uma espécie de academia que pretende dar oportunidade aos nossos colaboradores de poderem ter um acompanhamento ainda mais próximo, uma formação prática mais intensa, a par dos cursos ministrados pela marca a nível nacional e complementados por oradores externos. Criamos uma farda própria e material personalizado com o símbolo do programa. Tem sido muito interessante, porque tem despertado muito interesse nas equipas que veem os colegas a evoluir e acabam por se candidatar também.

As ações motivacionais completam todo o programa de Recursos Humanos – a nossa organização tem um departamento dedicado – reforçando o espírito de equipa, de pertença, mantendo as equipas motivadas e envolvidas nos objetivos que delineamos e que vamos monitorizado, em conjunto, ao longo do ano.

Fazemos convívios regulares, uma grande festa para todo o grupo no verão, assinalamos as datas festivas com iguarias tradicionais, o dia de aniversário é oferecido e pago, premiamos e reconhecemos as melhores prestações, mensalmente e no final do ano. Entre tantas outras iniciativas, e a pensar também na família, oferecemos, a cada colaborador, um voucher para compras no Natal e, aos colaboradores com filhos, no início do ano escolar, contribuímos com um voucher para aquisição de material escolar. Todas estas iniciativas são muito valorizadas pelas equipas.

Ainda, recentemente a marca laçou o projeto “McDonald’s Cuida de Mim”. Trata-se de um programa interno com a promoção do bem-estar como principal objetivo, e que procura responder a necessidade dos colaboradores da McDonald’s em quatro grandes áreas: bem-estar físico, o que inclui parcerias com ginásios e incentivo à prática do desporto; bem-estar emocional, com formações e webinars sobre gestão de stress e saúde mental; bem-estar financeiro, com sessões sobre gestão financeira e parcerias com entidades em diversos setores – telecomunicações, cultura, desporto, viagens; e bem-estar social, com iniciativas que celebram a diversidade de culturas e nacionalidades nos restaurantes da McDonald’s em Portugal. Uma iniciativa desenvolvida a pensar em alguns dos temas que mais preocupam os nossos jovens. 

mc donalds 3

A responsabilidade social é outra das áreas em que a McDonald’s aposta. Porquê?

A responsabilidade social é um dos valores da McDonald’s, preconizado em todos os restaurantes que a marca e franquiados operam. No nosso caso, apoiamos ao longo do ano vários projetos ligados ao desporto, aos jovens, às pessoas com necessidades especiais (APADIMP, APPCDM), aos bombeiros locais, instituições de solidariedade social, Cruz Vermelha, e outras iniciativas diversas organizadas por associações ou sociedade civil. 

Qual a importância de serem ativos nesta área?

A participação das equipas nas iniciativas de responsabilidade social gera um crescimento humano ímpar. Promovemos e apoiamos a participação dos nossos colaboradores em diversas iniciativas e as oportunidades concedidas têm sido reconhecidas por todos.

Há algum programa que está a ser pensado? Se sim qual?

Na minha organização, há já alguns anos que implementamos um programa “Momentos com sabor” em que cada restaurante do grupo dá palco aos talentos locais, internos ou externos, em diversas áreas. Música, canto, magia, pintura, escrita, desde que haja talento, todos têm a oportunidade de o divulgar no nosso espaço. É uma rubrica que decorre há já alguns anos e com muito sucesso.

A McDonald’s tem este propósito enraizado no seu ADN, desde que chegou a Portugal, há mais de 30 anos. A marca pretende ser um bom vizinho em cada região onde está,  preconizado em todos os restaurantes e por todos os que fazem parte das nossas equipas. É este o nosso propósito!

mcdonalds jpg