Durante quatro dias, Leça da Palmeira, no concelho de Matosinhos, viu a recriação histórica "Os Piratas" percorrer as ruas envolventes ao Forte Nossa Senhora das Neves.
As ruas transformaram-se num cenário de época, com barcos, caixas de mercadoria, barris, âncoras e caveiras, recriando a era dos piratas que outrora dominaram as águas da região. Os visitantes vivenciaram "uma experiência autêntica e envolvente, repleta de aventuras e descobertas".

O programa diário incluiu espetáculos e performances direcionados a todas as faixas etárias, ainda que as tardes foram mais voltadas para o público infantil, com apresentações e atividades lúdicas e interativas.
Segundo nota publicada no Facebook da Câmara Municipal de Matosinhos, a recriação "Os Piratas" sublinha "a importância histórica de Matosinhos nas 'aventuras' portuguesas na descoberta do mundo. Quando, na época dos descobrimentos e das trocas comerciais com os territórios conquistados, os ataques entre impérios eram frequentes. Como tal, a coroa portuguesa 'contratou' piratas para pilharem as embarcações inimigas. Entre os séculos XV e XVIII, a costa de Leça da Palmeira e de Matosinhos, principalmente o Forte de Nossa Senhora das Neves, era um dos principais pontos estratégicos dos corsários".
Com esta recriação histórica, a câmara tem como objetivos divulgar "o património histórico e cultural de Matosinhos, atrair o turismo e incentivar a economia local".





