A magia do Natal chegou a Matosinhos com a inauguração das iluminações e atrações natalinas que prometem encantar moradores e visitantes até janeiro de 2025 e um dos pontos de destaque das celebrações deste ano é a Aldeia Natal, instalada na Praça Guilherme Pinto.
A Aldeia Natal está aberta de segunda a sexta-feira, das 16h00 às 20h00, e aos sábados e domingos, das 15h00 às 20h00. Fechará apenas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, bem como no dia 1 de janeiro de 2025.
O Município de Matosinhos já iniciou as suas celebrações de Natal com a inauguração de uma árvore de Natal de 30 metros de altura, iluminada por mais de 50 mil lâmpadas LED e a Aldeia Natal oferece experiências inesquecíveis para toda a família.

Até o dia 6 de janeiro, os visitantes podem explorar a Casa do Pai Natal e dos duendes, passear pelo Bosque Encantado, conhecer a Fábrica dos Brinquedos, fazer compras no Mercado de Natal, e divertir-se em atrações como o comboio de Natal, o carrossel e a roda gigante.
Além da Aldeia Natal, o concelho conta com 88 locais iluminados, totalizando 16 quilómetros de luzes LED, que adornam árvores naturais, ruas, praças e edifícios emblemáticos.
Outra atração de destaque é o espetáculo multimédia no exterior do Edifício dos Paços do Concelho, onde um "túnel" de arcos luminosos sincronizados com música natalícia e efeitos digitais pode ser apreciado diariamente, com sessões às 17h30, 18h30, 19h30 e 21h30, e às 22h30 às sextas e sábados.
No Jardim Basílio Teles, a FAMA - Feira de Artesanato de Matosinhos, reúne mais de 80 expositores até o dia 23 de dezembro. Lá, os visitantes podem encontrar doces, queijos, enchidos, chocolates, livros e peças de artesanato que refletem o melhor da produção nacional.
A programação estende-se por todo o concelho. Locais como Lavra e Guifões já receberam as suas iluminações natalinas, e em S. Mamede de Infesta, as luzes serão ligadas no dia 1 de dezembro, marcando o tradicional desfile de Pais Natal.
Fotografias: Câmara Municipal de Matosinhos