mariana moreira atletismo felgueiras 4
Publicidade

Mariana Monteiro apaixonou-se pela modalidade de atletismo aos 11 anos e sonha em competir nos Jogos Olímpicos. 

A jovem felgueirense começou por realizar algumas participações em provas escolares e, além disso, recebeu uma forte influência por parte do pai que correu durante cerca de 30 anos. Estes motivos levaram-na a ingressar, em 2020, na União Desportiva de Várzea, onde permanece até hoje.

mariana moreira atletismo felgueiras 1

Aos 15 anos, Mariana Monteiro já conquistou vários recordes nacionais, no entanto, partilha em conversa com o Jornal A VERDADE, que o “nervosismo” está sempre presente enquanto corre. Apesar desse sentimento, afirma que “para que a competição decorra da forma desejada, devemos estar na mesma confiantes no trabalho que desenvolvemos e, acima de tudo, nunca esquecer o propósito de estarmos ali”, garante. 

De momento, encontra-se a concluir o 9.º ano e ambiciona, um dia mais tarde, ingressar para a Universidade. Apesar de considerar que ainda “é muito cedo para falar”, espera conseguir conciliar os estudos com o atletismo. 

mariana moreira atletismo felgueiras 2

Ao fim de quatro anos, a jovem natural de Felgueiras, é detentora de vários recordes nacionais e regionais. Venceu quatro provas nacionais em representação da escola, representou várias vezes a A.A.Porto, conseguindo sempre a melhorar posição e, no que toca ao clube, alcançou o 1.° lugar em duas provas no Campeonato Nacional de Juvenis.

A curto prazo deseja bater recordes pessoais e participar em novas provas nacionais, mas competir nos Jogos Olímpicos é a meta que intitula como “o maior sonho”. 

mariana moreira atletismo felgueiras 1

Por fim, Mariana Monteiro deixa uma mensagem de incentivo a outros jovens: “Aconselho a todos que ainda não fazem desporto ou estão com dúvidas em fazer, para não terem receio e experimentarem algum tipo de desporto. Pelo facto de fazer bem à saúde, aliviar a mente depois de um dia cansativo, criar novas amizades e adquirir mais conhecimentos!“.