Maria Benedita Gonçalves completou esta quinta-feira, dia 9 de maio, 100 anos de vida. A centenária, natural de Rio de Galinhas, concelho do Marco de Canaveses, é considerada a "joia da família".
Na casa dos 100 anos, a quase marcoense, natural de Lisboa, mas a residir há 66 anos em Marco de Canaveses, pode ser considera uma mulher de sorte: é mãe de dois filhos, avó de duas netas e bisavó de três bisnetos.
Alexandra Silva, a neta mais velha, conta que até "aos 90 e poucos anos vivia sozinha, mas depois teve uma queda e, a partir daí, não pôde ficar mais sozinha. Mesmo assim está bem para os 100 anos".

Quando a neta recorda a avó durante a vida ativa, lembra-se de uma mulher "alegre, conversadora, que adorava dançar e estava sempre alegre, mas quando era preciso também ralhava e dizia o que pensava", acrescentando que guarda "boas recordações. Foi sempre presente, carinhosa e continua a ser a jóia da família".
Quando questionada sobre o "segredo" para a longevidade, Alexandra Silva responde que pode ser da "alegria de viver a vida ou da longevidade da própria família", desvendando que a mãe da Benedita Gonçalves faleceu com 102 anos.
Para assinalar o século de vida, a família preparou uma surpresa e, em conjunto com os vizinhos, cantaram os parabéns.