caminhada das pontes 2023
Publicidade

Fotografia: Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (2023)

Caminhar, aproveitar a paisagem das margens do rio Douro e ajudar é a proposta da Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL) para uma manhã solidária, no próximo sábado, 28 de setembro.

No mês da Consciencialização das Doenças Malignas do Sangue, a segunda edição da Caminhada das Pontes volta a desafiar doentes, cuidadores, familiares, profissionais de saúde e toda população a realizar uma breve caminhada individual, ao próprio ritmo.

Ao longo dos quatro quilómetros de percurso- que une a Ponte do Freixo ao Horto das Virtudes – as equipas da APLL vão marcar presença junto às pontes para entregar o kit de caminhada (uma t-shirt, um saco e água) e prestar o apoio necessário.

cartaz caminhada das pontes 2024

A hora de início da caminhada e o ponto de receção dos kits é opcional, permitindo que cada participante faça a gestão do percurso, consoante a forma física. O encerramento da atividade terá lugar no Jardim do Horto das Virtudes, em Miragaia, onde, a partir das 11h30, os participantes serão desafiados a participar numa aula de zumba conduzida pelo Helder Vieira.

Isabel Barbosa, presidente da APLL, não tem dúvidas de que “ações como esta apelam, sobretudo, ao convívio da população geral com doentes, sobreviventes e voluntários, sendo uma oportunidade para dar a conhecer o trabalho desenvolvido pela APLL no âmbito da luta contra estas doenças”.

E acrescenta que “além do apoio à reabilitação física e psicológica, o acompanhamento prestado pela associação é, em muitos casos, fulcral, uma vez que alguns dos associados não têm capacidade para suportar financeiramente alguns dos medicamentos ou tratamentos necessários”.

A inscrição para a Caminhada das Pontes – que tem um custo de cinco euros e inclui a oferta do kit de caminhada – pode ser realizada através do preenchimento de um formulário online ou no centro de atividades da APLL (Rua Damião de Góis, 96, aberto à terça-feira e à quinta-feira, entre as 15h00 e as 17h00).

Os participantes terão, ainda, a possibilidade de se inscrever no próprio dia da caminhada.