A atleta portuguesa Maria João Santos conquistou a medalha de bronze nos Jogos Sauditas 2024, na modalidade de padel, nos Saudi Games 2024, que decorreram entre 8 e 12 de outubro, em Riade.
Maria João Santos, natural do Marco de Canaveses, jogou em dupla com a saudita Samaher Al Kurdi. As duas atletas venceram os jogos na fase de grupos, conquistando o primeiro lugar da classificação. No primeiro jogo venceram por 6-0, 6-0 a dupla Iman Alamdar e Nouf Aldakhil. No segundo venceram por desistência das adversárias devido a lesão e no terceiro jogo o resultado positivo voltou a sorrir para a dupla, com a vitória por 6-1, 6-0 contra Nardeen Othman e Renad Alsuwaylimi.
Nos quartos de final, Maria João e Samaher derrotaram Reem Alfadel e Areel Alblehed, garantindo a passagem às meias-finais. Contudo, na semifinal, a dupla enfrentou Areej Dareh e Fatma Al Nabhani, que acabou por vencer o torneio, relegando Maria João e Samaher para a disputa do terceiro lugar.
A luta pela medalha de bronze foi disputada no dia seguinte, com Maria João Santos e Samaher Kurdi a vencerem Alanoud Yamani e Najwa Salhab por 6-3 e 6-4, garantindo um lugar no pódio e fechando a competição com chave de ouro.
Apesar de não ter alcançado a final, Maria João Santos expressou “grande satisfação” com o resultado, uma vez que é a primeira participação neste evento desportivo.
Residente na Arábia Saudita desde 2022, Maria João Santos é consultora numa das maiores empresas de consultoria do mundo, onde gere um projeto estratégico para a maior empresa petrolífera global.
A conquista nos Saudi Games é fruto “de muito esforço e dedicação fora de horas e depois do horário de trabalho, sendo um orgulho para Portugal e para a crescente comunidade de padel feminino, especialmente em Marco de Canaveses, terra natal”.
O evento, que premiou as vencedoras com 250 mil euros, reuniu atletas de todo o reino da Arábia Saudita e de várias partes do Médio Oriente.