A seleção portuguesa feminina de hóquei em patins de sub-17, orientada pelo marcoense Hélder Antunes, conquistou, no sábado, 2 de setembro, o primeiro Campeonato da Europa da categoria, que decorreu em Correggio, Itália.
Para erguer o troféu, a equipa das quinas goleou a Inglaterra na final da competição, por 7-1, com quatro golos de Bia Silva, dois de Diana Moreira e outro Mariana Teixeira.
Rita Coelho, guarda-redes da Casa do Povo de Vila Boa Bispo, foi titular neste encontro, tendo concedido às inglesas apenas um golo, de autoria de Gemma Canizzo.

No final partida, o selecionador nacional, Hélder Antunes, considerou o título "muito merecido" e mostrou-se feliz "pelo trajeto que as atletas fizeram, pela forma como cresceram na competição e, acima de tudo, pela forma de jogo consistente que foram mostrando ao longo do europeu.
"Este é um título que não é só destas miúdas: é um título delas, é um título pelas outras "elas" que estão em Portugal, é um título das anteriores "elas" e é um título para as próximas "elas"", vincou o técnico, natural da freguesia de Vila Boa do Bispo.
Hélder Antunes deixou ainda uma palavra "para os clubes, para as associações, para todos os pais que fazem sacrifícios enormes e, para todos aqueles que veem o Hóquei em Patins não no feminino nem no masculino, mas como um todo".

Nas redes sociais, a Casa do Povo de Vila Boa do Bispo parabenizou a sua atleta Rita Coelho e o selecionador Hélder Antunes pelo título conquistado.
"A nossa atleta Rita Coelho sagrou-se esta noite Campeã da Europa, pela seleção nacional sub17. Parabéns Ritinha. Parabéns também a toda a equipa e em especial ao selecionar nacional Hélder Antunes, natural de Vila Boa do Bispo", pode ler-se.
A seleção de Hélder Antunes fez um percurso imaculado até ao jogo decisivo. Na fase de grupos bateu a Itália (5-1), Alemanha (8-0), França (6-1) e também a Inglaterra, aí no desempate em livres diretos após uma igualdade a três bolas.
