unidade de cuidados de saude de penha longa marco de canaveses
Publicidade

A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Penha Longa e Paços de Gaiolo, em Marco de Canaveses, vai ser alvo de obras de requalificação. A cerimónia de assinatura dos contratos para as obras decorreu esta sexta-feira, dia 7 de junho, na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN).

Segundo nota emitida pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses, a obra de requalificação tem como objetivo “melhorar as condições físicas e funcionais para utentes e profissionais, proporcionar à população, melhor acesso, mais qualidade e mais humanização dos cuidados de saúde”. Para além disso, serão ainda adquiridos “equipamentos de saúde primários, que permitam adaptar e adequar as infraestruturas a um modelo de cuidados prestados por equipas multidisciplinares, nomeadamente equipamento clínico, administrativo, informático e de comunicação”.

unidade de cuidados de saude de penha longa marco de canaveses 1

No protocolo esteve presente a vereadora municipal responsável pelo pelouro da Saúde, Clara Marques, e foi presidida pelo ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

“A requalificação deste edifício era uma prioridade, por forma a assegurar o conforto e a qualidade dos serviços, tanto dos utentes como dos profissionais de saúde. Agora que o contrato de financiamento está assinado, iremos lançar o concurso público e avançar com as obras, de acordo com o prazo de execução. Desde que assumimos a descentralização de competências na área da saúde, em janeiro de 2021, asseguramos que o serviço prestado à população é cada vez mais eficiente, de qualidade e de proximidade”, afirmou a vereadora da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Clara Marques.

unidade de cuidados de saude de penha longa marco de canaveses 2

O investimento, superior a 390 mil euros, é financiado em 100% e resulta de uma candidatura apresentada pelo Município do Marco de Canaveses ao Plano de Resiliência e Recuperação (PRR).

unidade de cuidados de saude de penha longa marco de canaveses 3