mauro pinto
Publicidade

Mauro Couto, jovem avançado de apenas 17 anos, estreou-se pela seleção portuguesa sub-18, no Torneio Internacional do Porto. Natural de Paredes, iniciou a sua formação no Cetê, passando ainda pelas camadas jovens do FC Penafiel, Dragon Force e Padroense, antes de chegar ao Paços de Ferreira.

Se vestir as cores portuguesas já é um “orgulho”, poder fazê-lo na terra do pai é “ainda mais especial. “Ele é de Alpendorada (Marco de Canaveses) e, por isso, passei aqui muito tempo. Jogar aqui é uma sensação boa. Já é um orgulho imenso jogar por Portugal e poder fazer isso onde passei parte da minha infância, e ainda continuo a passar, é ainda mais especial. Ver as pessoas a apoiar a nossa seleção deixou-me muito feliz”, disse em entrevista ao Jornal A VERDADE.

Ainda no relvado, e nas primeiras declarações após a partida, Mauro Couto, mostrava-se feliz com o apoio vindo das bancadas. “É muito bom e especial sentir esse apoio, porque querendo ou não faz muita diferença no campo. Deixa-nos mais motivados sem dúvida que o apoio dos adeptos foi imprescindível e contaram muito para a nossa vitória de hoje”.

A paixão pelo futebol já vem de família. Foi passada pelo pai e pelos primos. “Eles são mais velhos do que eu, então cresci a ver os jogos deles e a querer ser como eles. Hoje, poder chegar a este patamar e tê-los na bancada a apoiar, não só aqui mas em todo o meu trajeto, é gratificante e uma sensação muito boa”.

Mauro Couto chegou ao FC Paços de Ferreira em 2021/2022, para reforçar a equipa sub-17. Atualmente, atua no Campeonato Nacional de Juniores A e tem integrado os trabalhos da equipa profissional de futebol, estreando-se em setembro, na sexta jornada da Liga Portugal Bwin, diante do Casa Pia AC. Também pela equipa principal disputou os três encontros relativos à Taça da Liga.

ce134d8e 1414 4d41 9b47 bc98de578b7e

O jovem, com contrato profissional com o FC Paços de Ferreira válido até ao final da época 2024/2025, confessa que, ao longo do seu percurso, já teve “altos e baixos” e quando foi dispensado do FC Porto ficou “muito em baixo. Pensei em dar um passo atrás, pensar bem, ponderar mais com a escola, mas o FC Paços de Ferreira abraçou-me bem, mostrou-me um projeto positivo para mim, e tem resultado”.

Por isso, a ainda curta experiência mostrou-lhe que “nunca desistir é a base” para a carreira desportiva. “O importante é terem noção do vosso potencial e confiança enquanto jogam, porque é isto que amamos fazer. E digo mais uma vez,  ter a oportunidade de o fazer aqui nesta terra, que é especial para mim, com a bancada cheia é ainda mais especial para nós”, frisou.

Mauro Couto integrou pela primeira vez a lista de convocados do treinador nacional José Lima para o 40.º Torneio Internacional do Porto. Em declarações à Federação Portuguesa de Futebol afirmou ser “um sentimento de orgulho, porque é um sinal que o trabalho já começa a ser recompensado. É um sentimento que quero repetir muitas vezes, vou trabalhar para isso e a primeira é sempre especial. Estou muito feliz com a possibilidade de fazer a minha primeira internacionalização e espero ajudar a equipa ao máximo para atingirmos as vitórias”.

A final do Torneio Internacional do Porto aconteceu esta terça-feira, dia 28 de março, no Estádio Municipal de Alpendorada, em Marco de Canaveses, com a Seleção Nacional de Sub-18 a conquistar o troféu.