Publicidade

No dia 17 de setembro, a partir das 08h00, tem início a Feira do Gado, com o Concurso de Bovinos da Raça Arouquesa e o Concurso de Bovinos da Raça Minhota, inserida na programação da Noite Verde de Marco de Canaveses.

A iniciativa é promovida pela Acribaimar (Associação de Criação de Gado Baião do Marco) com o apoio da Câmara Municipal de Marco de Canaveses.

Joaquim Madureira, presidente da Acribaimar, refere que a feira “pretende incentivar a criação, com os poucos criadores que há, para mantermos esta preciosidade que chama muita gente ao Marco e manter esta chama viva. A qualidade da carne consegue fazer muita diferença na gastronomia”.

O produtor explica que “o gado tem desaparecido muito e, acabando esta geração, vai ser muito pior”. Ao contrário das edições anteriores, este ano a feira apresenta duas raças de gado, a raça arouquesa e a raça minhota, e realiza-se em setembro inserida na programação da Noite Verde.

Joaquim Madureira conta que “quando se marcou o dia da Feira do Gado (para julho) já havia outra feira nesse dia e se houvesse duas feiras não era bom nem num lado nem no outro”, ficando, então, para o dia 17 de setembro.

O programa tem início às 08h00 com a inscrição dos concorrentes, às 10h00 os participantes serão classificados e às 12h30 segue-se uma pausa para almoço na EPAMAC.

Às 15h00 dá-se o Desfile dos Bovinos até aos Paços do Concelho e a entrega de prémios e às 17h00 termina com a chega de bois junto ao Parque de Lazer.

Texto redigido com o apoio de Daniela Lenchyna.