Conhecem-se há “uns 20 anos”, desde “o tempo de escola” – estudaram juntos “vários anos” -, mas a vida na ‘estrada’ começou a ser dividida mais recentemente.
Marco Oliveira, piloto natural do Marco de Canaveses, convidou Ricardo Sousa, de Penafiel, para ser navegador na edição de 2022 do Penafiel Racing Fest. Prova que venceram e que os ‘conduziu’ à lista restrita de pilotos e navegadores na Taça Joaquim Santos.
Como correu “bem”, os dois amigos decidiram “logo” seguir a aventura a dois no rali de Mesão Frio. Conseguiram o segundo lugar, na classificação geral e aí perceberam que eram uma dupla “muito rápida” e, no ano seguinte, decidiram participar no Campeonato Primo Norte 2023, que venceram “com todo o mérito”. Conquistado o título de campeões, a dupla espera repetir o feito e revalidar o título este ano.
Assim começou o trabalho desta dupla composta por um marcoense e um penafidelense. O primeiro é piloto “por hobby, por enquanto” e empresário no setor de reparação naval. A paixão pelos ralis começou desde criança. “Em vez de futebol, e sempre que podia, assistia a provas de rali e daí ficar o bichinho”, explica Marco Oliveira.
Para além da competição, o gosto pela modalidade acontece por saber que as vitórias e os títulos dependem “apenas” dos pilotos.
E, por falar em títulos, a dupla já conquistou o Campeonato Promo Norte 2023 (primeiro ano em que participou), a edição de 2022 do Penafiel Racing Fest e o Porto Motorshow 2023.
As provas fora do país “ainda não aconteceram”, mas Marco Oliveira e Ricardo Sousa ambicionam fazer “algumas provas da copa N5, em Espanha, em 2025”.
Os sonhos passam “sempre” por “poder participar em provas de rali a nível nacional, sendo que não está fora de hipótese, a curto prazo participar no CPR, a elite do rali português”.