agua e saneamento avessadas e rosem fevereiro 2024 1
Publicidade

Foi num dia “especial” que decorreu a assinatura pública do Auto de Consignação da 1.ª fase da Empreitada de ‘Redes públicas de abastecimento de água e coletores de águas residuais, na freguesia de Avessadas Rosém, em Marco de Canaveses, que decorreu este sábado, dia 10 de fevereiro, na sede da junta de freguesia.

A obra foi adjudicada pelo montante de 2 milhões 117 mil euros (IVA incluído), com um prazo de execução de 18 meses. A intervenção vai permitir a ligação de um total de mais 314 casas às redes de abastecimento de água e de mais 420 à rede de saneamento.

manuel sousa agua e saneamento avessadas e rosem fevereiro 2024 6

Manuel Sousa, presidente da Junta de Freguesia de Avessadas e Rosém, não escondeu o “orgulho e a alegria”, num dia “tão especial para a freguesia. Estou nesta casa há cerca de 31 anos e sempre se lutou por esta obra, que agora se tornou uma realidade. É uma obra de grande importância e desenvolvimento para a freguesia, que muito se tem notado o seu crescimento nos últimos tempos“, disse após a assinatura.

A satisfação fez-se sentir, também, nas palavras de Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, que destacou um “um enorme investimento”, que “vai dar suporte na futura ETAR de Avessadas e Rosém. Já esteve em concurso, mas infelizmente os concorrentes não apresentaram a documentação exigida e o concurso ficou deserto, o que implica que se faça um novo. Será mais um investimento que rondará os dois milhões de euros. Portanto, estamos a falar de quase cinco milhões de euros em água e saneamento numa freguesia especialmente carenciada destas infraestruturas, que, neste caso, vão também permitir servir a população de Tuías, na freguesia do Marco”, começou por referir.

cristina agua e saneamento avessadas e rosem fevereiro 2024 15

Na primeira fase da obra está prevista a construção de uma extensão de mais de seis quilómetros de rede de distribuição de água e de cerca de 1,2 quilómetros da conduta adutora. Ao nível do saneamento, o projeto prevê a construção de uma rede de coletores gravíticos de águas residuais domésticas com quase nove quilómetros de extensão com um sistema elevatório. A totalidade do projeto, que será dividido em três fases, vai permitir a construção de uma rede de distribuição de água com 28 quilómetros e um reservatório em Rosém e de saneamento 20 quilómetros.

“Os investimentos que temos vindo a fazer, que se referem a água pública e ao saneamento, podem passar despercebidos a alguns munícipes, mas representam uma importância vital para a preservação dos recursos ambientais e para o desenvolvimento sustentável do nosso concelho, sobretudo, para os habitantes que dele estão a usufruir”, continuou.

cristina agua e saneamento avessadas e rosem fevereiro 2024 16

Para a autarca, a obra em Avessadas e Rosém é “um bom exemplo” do trabalho que a autarquia tem vindo a desenvolver. Cristina Vieira recordou a aprovação, em janeiro deste ano, de mais 2,4 milhões de euros para levar água pública a mais 1243 marcoenses e saneamento a 852. Aprovada na mesma reunião foi a abertura do concurso público da segunda fase da requalificação de parte da Estrada Municipal 569, na freguesia de Banho e Carvalhosa, uma obra que vai permitir ligar mais 67 casas às redes públicas de água e saneamento, cujo investimento é de cerca de 883 mil euros.

A presidente do município relembrou que no primeiro mandato, “cerca de 50% da população do concelho tinha água e sanemaento” e, futuramente, a “perspetiva é chegar a mais de 60% da população (60% saneamento e 80% em água)”.

agua e saneamento avessadas e rosem fevereiro 2024 2

Ao executivo da freguesia de Avessadas e Rosém garantiu o “apoio da autarquia. Estamos cá todos para trabalhar todos em prol do concelho e, também, para continuar a fazer obras nesta freguesia. Muito obrigada pelo apoio que nos têm dado”, concluiu.

A empresa responsável pela obra – M. dos Santos & Companhia S.A, tem um prazo de 18 meses para concluir a obra.