A freguesia de Paços de Gaiolo, em Marco de Canaveses, vai receber o Primeiro Encontro de Tocadores no dia 3 de fevereiro. O evento cultural pretende reunir vários tocadores para um momento de convívio entre a população.

A sede do Futebol Clube de Paços de Gaiolo vai juntar, a partir das 21h30, cerca de 16 tocadores que vão animar a primeira sexta-feira de fevereiro com violinos, concertinas, acordeões, violas, entre outros instrumentos musicais.

O Jornal A VERDADE esteve à conversa com Sofia Veloso, responsável pela organização do evento, que se refere à iniciativa como o “concretizar de um grande objetivo. Há três anos que era uma coisa que eu gostava de fazer visto que nós na freguesia temos muitos tocadores”.

A entrada no Encontro de Tocadores é gratuita e pretende “dar vida a Paços. É um convívio que pretende mostrar o que temos na nossa freguesia, porque é uma localidade pequena, mas temos muito valor a nível de música”, diz Sofia Veloso.

Acrescentando que estas iniciativas se encontram “esquecidas”, no entanto, considera que os “jovens precisam de voltar a viver essa cultura”.

Para além disso, Sofia Veloso encontra-se a organizar um baile das comadres e dos compadres agendado para os dias 11 e 18 de fevereiro, mais uma vez, na sede do Futebol Clube de Paços de Gaiolo.