Arranca esta quinta-feira, dia 8 de dezembro, o Mercado de Natal da freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão. O evento acontece até ao próximo domingo, dia 11 de dezembro e conta com doçaria tradicional, artesanato, licores, livros, música, entre outros.

A iniciativa tem início pelas 10h00, com um concerto do grupo ‘Five Melody’. Segue-se animação musical e, pelas 15h00 é a vez da atuação da Inspirasom Academia de Música. Segue-se, pelas 16h00, um momento de dança com Gymfitness. O mercado estará aberto das 10h00 às 19h00.

No dia 9 de dezembro o espaço abrirá entre as 18h00 e as 22h00 e, neste dia, haverá atuação das escolas da freguesia. No sábado, dia 10 de dezembro, o mercado estará aberto das 10h00 às 22h00 e contará com atuação das escolas da freguesia, da Aradum e de dança com Gymfitness.

No último dia, 11 de dezembro, pelas 9h00 arranca a iniciativa Pai Natal de Bicicleta. Pelas 15h00 tem lugar a hora do conto “Conta (me) Carneirinhos”, seguindo-se animação musical. Pelas 17h00 acontece a iniciativa “Encerramento Elementar, Meu Caro Watson”. O encerramento do mercado dá-se pelas 19h00.

Ângela Pinheiro, secretária da Junta de Freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, recordou que este é o primeiro mercado “a realizar depois do levantamento das restrições”. Este ano serão “36 expositores. Para além dos artesãos da nossa freguesia, contamos com artesãos até mesmo de fora do concelho.  Esta iniciativa pretende ajudar os pequenos artesãos e dinamizar o comércio local. O mercado municipal com esta atividade ganha uma nova vida.  Vai ser um fim se semana cheio de cor, música e alegria”, afirmou.

Tendo em conta “a reciclagem e a preservação do ambiente”, a decoração conta “com estrelas feitas a partir de materiais orgânicos, a escadaria está adornada com aparas de cedros, uma porta velha com uma coroa de hastes e cordas. Assim reaproveitamos materiais que a própria população forneceu e ajudou a fazer.  As crianças das nossas escolas também vão participar, ao longo das semanas, nas atividades extracurriculares, que são promovidas pela junta de freguesia, fizeram adornos de Natal para as árvores que teremos junto ao palco”.

A secretária deixa um agradecimento pela “disponibilidade do corpo docente das escolas em ensaiar os meninos, e por também se deixarem contagiar pelo ambiente natalício que iniciamos agora no mês de dezembro. Para terminar, no domingo temos o passeio em bicicleta do Pai Natal , pela freguesia, onde todos os participantes têm de ir vestidos de pai natal, colorindo assim as nossas ruas”.

Ângela Pinheiro deixa um convite “à população para se deixar envolver neste espírito contagiante de alegria, fraternidade e amor”.