Várias árvores recentemente plantadas no Parque dos Avós, na freguesia de Soalhães em Marco de Canaveses, foram furtadas, conforme denunciou hoje a Associação de Amigos do Rio Ovelha (AARO).
A plantação de cerca de 150 árvores, realizada há alguns dias, tinha como objetivo revitalizar o parque e contribuir para a sustentabilidade ambiental da região.
A associação já condenou publicamente o ato. “A AARO repudia o roubo das árvores que foram plantadas no passado dia 20 de outubro no Parque dos Avós em Santiago, freguesia de Soalhães. Este ato de vandalismo deixa-nos imensamente tristes, pois estas árvores foram plantadas com muito amor para dar nova vida à floresta. É lamentável.”
Também a Junta de Freguesia de Soalhães, parceira na iniciativa da replantação, confirmou ao Jornal A Verdade que teve conhecimento da situação, condenando o ato cobarde.
“Repudiamos o furto das árvores que foram plantadas no passado dia 20 de outubro, no Parque dos Avós no lugar de Santiago. A reflorestação foi feita com muito amor para dar uma nova vida à floresta e este ato deixa-nos profundamente tristes. É lamentável esta falta de civismo que destrói aquilo que uns constroem com muita dedicação”, indica uma nota da freguesia.
O autarca local, António Monteiro informou que esta sexta-feira será feita uma visita ao local para avaliar o impacto do furto e decidir os próximos passos.