logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Marco: Jovens levaram mais de 220 pessoas a Vigo para angariar fundos para Festas de Banho

Redação

Vigo tem sido, neste mês de dezembro, o destino de eleição de milhares de portugueses para ver as luzes de Natal. Uma cidade "vestida a rigor" em que, muitos dias, o português é a língua mais ouvida nas ruas. São vários os grupos que se organizam em passeios, quer seja de carro, de comboio ou de autocarro. Um desses grupos foi organizado pela jovem comissão de festas de Banho, na freguesia de Banho e Carvalhosa, no concelho do Marco de Canaveses, que levou um total de quatro autocarros, com 224 pessoas.

Pedro Vieira, de 17 anos, é um dos responsáveis e explica que "a ideia surgiu ainda no mês de outubro", mas que não esperava "que tanta gente quisesse ir". "Tive a ideia mas coloquei-a um pouco de lado. Só começamos mesmo a organizar em novembro. Enchemos o primeiro autocarro em três dias e os outros também foi muito rápido. No dia anterior ainda tinha pessoas a ligar, mas já não tinha lugares", contou.

A viagem "correu muito bem", apesar da "responsabilidade toda" que recaiu sobre o grupo. "A maioria ainda não tem 18 anos, mas conseguimos e o feedback das pessoas foi incrível. Era uma responsabilidade muito grande, porque não nos podíamos esquecer de ninguém, mas correu tudo bem, toda a gente gostou muito", descreveu.

Esta foi uma forma de angariar fundos para a organização das Festas de Banho e este é já o segundo ano em que o evento, que decorre no mês de agosto, é organizado por este grupo de jovens. "Depois da última festa, soubemos que não havia comissão, então decidimos voltar a organizar. É importante, porque não podemos deixar cair as tradições. Vivemos numa freguesia em que a maior parte das pessoas já são mais velhas, então achamos fundamental organizar este tipo de iniciativas. As festas grandes, das cidades, são muito bonitas, mas acho importante continuar a haver festas da aldeia", sublinhou.

Um jovem "proativo" e com "amor à terra", Pedro Vieira garante que "não vão faltar surpresas ao longo do próximo ano. Queremos fazer mais passeios e também mais jantares. Sabemos que as pessoas gostam e é também uma forma de angariar fundos para a nossa festa", constatou.

Em janeiro, o grupo prepara-se para "cantar as janeiras" e vai percorrer toda a freguesia. "Se houver pessoas que nos queiram receber em casa, também estamos recetivos a convites", afirmou Pedro, entre risos.

O jovem garante que este tipo de iniciativas "são para continuar", porque é um "grande defensor das tradições. Não me arrependo, gosto disto e é bom chegar ao fim e ver que fizemos um bom trabalho", finalizou.