marco tuberculose
Publicidade

Esta quinta-feira, dia 23 de março, o concelho de Marco de Canaveses acolheu o Encontro Regional da Tuberculose do Norte 2023 no Emergente Centro Cultural. 

A iniciativa foi promovida no âmbito do Dia Mundial da Tuberculose, assinalado a 24 de março, e foi “um momento de partilha de práticas e experiências no âmbito da tuberculose, com especial enfoque nos problemas identificados na região do Norte”. 

tuberculose marco 12
Foto: Jornal A VERDADE

A presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira, referiu que “vemos com muita satisfação e orgulho” acolhermos este encontro em Marco de Canaveses, acrescentando que “mostramos toda a disponibilidade para continuar a acolher iniciativas deste género”.

Começando por afirmar que “o debate sobre a tuberculose é extremamente importante no sentido do contributo que oferece à implementação de políticas públicas efetivas, nomeadamente, para prevenção e tratamento desta doença, com o intuito de proteger a saúde e qualidade de vida da população e garantir o acesso ao tratamento adequado”.

tuberculose marco 11
Foto: Jornal A VERDADE

Com base no Relatório de Vigilância e Monotorização da Tuberculose em Portugal que foi publicado pela DGS, em 2021, Cristina Vieira destaca que entre 2016-2020 verificou-se “que a maior incidência de casos aconteceu em Penafiel com 59.5 casos por 100 mil habitantes e Marco de Canaveses com 56.9 por cada 100 mil habitantes”. Acrescentando que com base na Unidade de Saúde Pública do Baixo Tâmega “as notificações de casos aumentaram em Marco de Canaveses entre 2020-2021, de 18 para 31 e terminamos 2022 com 29, ligeira diminuição.”

Assim, a autarquia tem desenvolvido diversas atividades a respeito da tuberculose. O ano de 2019 foi marcado por uma parceria com a Confraria do Granito e a ANIET– Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora, através de um debate que serviu para “sensibilizar os empresários do setor”.

tuberculose marco 10
Foto: Jornal A VERDADE

Foi também implementando um apoio e reforço de horário no funcionamento do Centro Diagnóstico Pneumológico que se encontra instalado na Unidade de Saúde de Bem Viver, incluindo “o apoio ao seu funcionamento, durante o período pandémico, garantindo acessibilidade a todos os cidadãos com sintomatologia ou em tratamento“.

Para além disso, asseguraram “o transporte dos testes IGRA, duas vezes por mês. Fizemos a contratação e execução de empreitada de modernização da Unidade de Saúde do Marco para que permita acomodar o Centro Diagnóstico Pneumológico.”

tuberculose marco 9
Foto: Jornal A VERDADE

Terminando por referir que a Estratégia Municipal de Saúde do Marco de Canaveses assume quatro objetivos para o período de vigência 2021/2026: Promoção do acesso dos públicos vulneráveis aos cuidados de saúde primários; Promoção do Envelhecimento Saudável; Redução da incidência e da prevalência de doenças infeciosas (com especial relevo para a tuberculose); Aumento da oferta do número de consultas no âmbito da saúde mental, favorecendo literacia nesta temática.

Teresa Moreno, diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega I – Baixo Tâmega, referiu-se à tuberculose como um “problema de saúde pública no país, sobretudo do Norte, no concelho de Marco de Canaveses. Temos a obrigação e necessidade de analisar e atender o problema, não só na sua vertente clínica, mas também no circulo social”.

tuberculose marco 8
Foto: Jornal A VERDADE

“Os estigmas sociais ligados a este diagnóstico são ainda presença negativa e forma de exclusão, rejeição e discriminação social. As representações sociais estereotipadas aliam a doença à pobreza extrema, ao alcoolismo e a toxicodependência o que se traduz em comportamento desajustados, de rejeição, negação e de isolamento social”, explicou.

Em representação do presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte, I.P, Carlos Nunes, foi referido que “a OMS pretende reduzir até 2035 o número de mortes por tuberculose e em 90% a sua taxa de incidência”. Complementando que “a identificação dos grupos mais vulneráveis nomeadamente que têm dificuldade no acesso a cuidados de saúde e exposição constituem grupos de intervenção com potencial impacto na aceleração da incidência da doença. Assim, “a população informada terá um papel decisivo no diagnóstico e tratamento precoce da doença, revelando-se fundamental para concretizar os objetivos”.

tuberculose marco 7
Foto: Jornal A VERDADE

Graça Cruz Alves, delegada da Saúde Regional Adjunta do Norte, destacou a importância do encontro tendo em conta que “a Região Norte tem tido a tuberculose como um problema prioritário”, considerando, por isso, que a “dinamização” da iniciativa poderá contribuir “para implementar estratégias que visam a redução da doença. Apesar do caminho longo a percorrer, é fundamental refletir em conjunto e promover a discussão alargada”.

O evento contou ainda com a vereadora com o Pelouro da Saúde, Clara Marques. 

tuberculose marco 5
Foto: Jornal A VERDADE

Durante a manhã foram debatidos temas como “Tuberculose: do nacional ao local”, com espaço para uma “Mesa redonda: Desafios de intervenção em Saúde Pública nas Pedreiras”, bem como, uma sobre “Desafios de intervenção em Saúde Pública em populações vulneráveis”.

A seguir ao almoço, o evento regressou com a sessão de abertura levado a cabo por Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Teresa Moreno, diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega I – Baixo Tâmega, Carlos Nunes, presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte, I.P, e Graça Cruz Alves, delegada da Saúde Regional Adjunta do Norte. 

Posteriormente, foi abordada a inovação na abordagem da Tuberculose. 

tuberculose marco 4
Foto: Jornal A VERDADE

O Encontro Regional da Tuberculose é organizado pelo ACeS Tâmega I – Baixo Tâmega e pela Administração Regional de Saúde do Norte, com o apoio do município do Marco de Canaveses.

O Encontro Regional da Tuberculose do Norte 2023 contou ainda com a presença de Isabel Carvalho, diretora do Programa Nacional para a Tuberculose de Direção-Geral da Saúde, Vera Ramos, representante do Programa Regional para a Tuberculose do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Norte, Ana Lúcia Figueiredo, delegada de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega I – Baixo Tâmega, Rui Aguiar, presidente do Conselho Clínico e de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega I – Baixo Tâmega, Sara Alves de Matos, médica do Trabalho do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, José Luís Sá, delegado de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde de Dão Lafões, Marta Lopes Cardoso, membro jurista da Comissão de Ética para a Saúde do Centro Hospitalar Universitário de São João, Agostinho Marques, médico pneumologista e diretor clínico do Hospital de Santa Isabel, Ana Dinis, delegada de Saúde Regional Adjunta de Lisboa e Vale do Tejo, Isabel Vila Nova, educadora social na Médicos do Mundo, Gabriela Saldanha, delegada de Saúde coordenadora do Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega I – Baixo Tâmega, Rafael Franco, coordenador do Laboratório de Inovação na Telesaúde dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Raquel Duarte, médica pneumologista do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, e Rita Macedo, investigadora no Laboratório Nacional de Referência de Micobactérias do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.         

tuberculose marco 2
Foto: Jornal A VERDADE
tuberculose marco 1
Foto: Jornal A VERDADE
tuberculose marco 13
Foto: Jornal A VERDADE